segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Universidade de Oxford estuda os efeitos do Tamiflu em crianças

Uma equipe da Universidade de Oxford estudou os benefícios e os efeitos colaterais do uso do Tamiflu por crianças de 1 a 12 anos.

O que já se sabia sobre este tópico:

- Crianças são particularmente vulneráveis a epidemias sazonais de gripe, e algumas desenvolvem complicações.

- Os antivirais oseltamivir e zanamivir são usados para tratar crianças com os sintomas de gripe e para evitar que a infecção se espalhe.

- Na atual pandemia da gripe suína (H1N1), estes antivirais têm sido usados como profiláticos e estão sendo recomendados para o tratamento de crianças apresentando os sintomas gripais.

O que este estudo acrescenta:

- Antivirais como o oseltamivir e zanamivir encurtam a duração de gripes de 0,5 a 1,5 dias e reduzem o risco de transmissão da doença em 8%.

- O tratamento com antivirais não diminui os efeitos da asma ou o uso de antibióticos, mas o oseltamivir (composição do Tamiflu) está associado com um maior risco de vômitos.

- Não são conhecidos os efeitos dos antivirais na redução dos sintomas da doença, ou mesmo na prevenção contra eventuais complicações em crianças contaminadas. Os dados atuais indicam que os efeitos podem ser limitados.

Clique aqui para ver a pesquisa (pdf em inglês) publicada no British Medical Journal.

UPDATE (11/08/2009): O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão defendeu em debate sobre a gripe H1N1, a restrição do uso do Tamiflu com base na possibilidade do uso indiscriminado criar um vírus mais resistente e no estudo do British Medical Journal citado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário