quinta-feira, 23 de julho de 2009

A influenza A no Brasil

A Nova Gripe está aí, e vale à pena prestar atenção especialmente nos jovens e mulheres grávidas, assim como qualquer um que tenha a imunidade reduzida por algum motivo. Pode ser necessário perder alguns dias de aula se a escola tiver que fechar devido a algum possível caso, e se preocupar um pouco mais com a higiene de pais e filhos. Ter as mãos sempre bem lavadas é uma recomendação boa para a prevenção de muitas doenças comuns e é a principal no caso da Nova Gripe. É recomendado também manter-se informado, daí a cobertura extensiva da mídia, mas não precisa colocar o Ministério da Saúde como página inicial do seu navegador de internet. A ingestão de carne de porco não apresenta riscos de infecção da H1N1. Não há hoje, restrição de viagens para nenhuma localidade dentro ou fora do Brasil. Recomenda-se também que se evitem lugares mal ventilados com alta aglomeração de pessoas quando possível.

A tabela abaixo mostra o número de casos confirmados e óbitos no Brasil até o dia 15 de julho, mas recentemente os jornais mostram atualizações ainda não corroboradas pelo Ministério da Saúde. Uma reportagem do Globo do dia 22/7 já indica o número de 29 vítimas fatais da influenza A. São Paulo tem o maior número de óbitos, 12. Rio Grande do Sul tem 11 registros e o Rio de Janeiro soma 5 mortos.

Tabela: Casos e óbitos confirmados pelo novo vírus Influenza A (H1N1) no Brasil, segundo UF

Se estiver com suspeita de infecção, você pode entrar no helpsaude.com e digitar Posto de Saúde ou Hospital e a cidade onde mora para opções de atendimento perto de você. Ou ainda usar a ferramenta de busca para encontrar um especialista na localização de sua preferência.

Ex.1: Posto de saúde no Rio de Janeiro

Ex.2: Clínico Geral em São Paulo

Mais notícias no site do Ministério da Saúde.


Um comentário:

  1. o sorriso é o cartão de visita ,eu perdi vários empregos por ter um dente por arrumar no momento estou desempregado sem condições de pagar um odontologista,me ajudem por favor preciso voltar a sorrir ,sorrindo resgatarei minha auto estima que perdi,e com isso as portas do emprego se abrirão com facilidade

    ResponderExcluir