sexta-feira, 31 de julho de 2009

Atualização: Número de óbitos causados pela gripe suína no Brasil em 30/07/09

O número de casos e de óbitos devido ao contágio do vírus da gripe suína no Estado de São Paulo passará a ser divulgado semanalmente mas ainda não foi definido em que dia da semana será feito o anúncio.

O número de mortes registradas no Brasil até 30/07/2009 é de 63, veja na tabela abaixo o número por estado:

Estado

Número de óbitos

São Paulo

32

Rio Gde. do Sul

21

Rio de Janeiro

5

Paraná

4

Paraíba

1

Fonte: estadao.com.br

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Um dia na praia

Ah, o mar!  Em um fim de semana com sol - mesmo que não façamos nada - temos sempre a boa opção de passar o dia na praia.  É altamente prazeroso e não precisamos gastar muito dinheiro, não é à toa que fica cheia do jeito que fica e é um dos passatempos preferidos do brasileiro que mora no litoral.  A Samba Ventures, incubadora do Help Saúde fica locada no Rio de Janeiro e daqui escrevo, portanto sei do que estou falando.  Agora vamos à parte por vezes chata, mas primordial: o filtro solar.  O Bial já falou “use filtro solar” e hoje todo mundo fala, mas a gente nem sempre se lembra. O fato é que temos que fazer um esforço real para cuidarmos da nossa pele dos malefícios que a exposição prolongada ao sol pode trazer, e não somente na praia, mas em qualquer situação que estejamos expostos à luz intensa.  Consultar um dermatologista é a melhor maneira de aprender os cuidados necessários, que variam de pessoa para pessoa.  Pessoas mais claras, e com muitas pintas (como eu!) correm mais risco, mas independente da tonalidade da pele, os cuidados são necessários e o acompanhamento com um médico pode salvar sua vida, então fale com um dermatologista e use filtro solar!


Quer uma ajuda pra encontrar um dermatologista? Entre no Help Saúde e busque lá! (Ex: dermatologista no Rio de Janeiro)


 

“O melhor plano de saúde é viver”

Essa bela frase é da campanha da Unimed e é verdade! A corrida (jogging ou cooper, como meu pai fala até hoje) é uma das formas mais simples e baratas de sair de casa e fazer um exercício físico ótimo e adaptável ao seu condicionamento. Sempre consulte um médico antes de preparar uma rotina de exercícios e estabeleça com sua ajuda, metas atingíveis de acordo com o seu objetivo e força de vontade. Quem não tem o costume, deve começar caminhando e aos poucos passar para a corrida. O Globo hospeda um blog de entusiastas no esporte, o PULSO. Lá tem muita informação sobre corridas, desde a alimentação e depoimentos de atletas até as corridas que ocorrem aqui no Brasil, e competições são um bom estímulo para manter o treino e ter aquela sensação boa de atingir um objetivo difícil, com direito a liberação de muita endorfina, socialização e um passo a mais no caminho da beleza e da saúde.

O Help Saúde pode te ajudar a encontrar um bom médico! Digite a especialidade e a cidade onde mora para fazer uma busca no site (ex: Clínico Geral no Rio de Janeiro)

quinta-feira, 23 de julho de 2009

A influenza A no Brasil

A Nova Gripe está aí, e vale à pena prestar atenção especialmente nos jovens e mulheres grávidas, assim como qualquer um que tenha a imunidade reduzida por algum motivo. Pode ser necessário perder alguns dias de aula se a escola tiver que fechar devido a algum possível caso, e se preocupar um pouco mais com a higiene de pais e filhos. Ter as mãos sempre bem lavadas é uma recomendação boa para a prevenção de muitas doenças comuns e é a principal no caso da Nova Gripe. É recomendado também manter-se informado, daí a cobertura extensiva da mídia, mas não precisa colocar o Ministério da Saúde como página inicial do seu navegador de internet. A ingestão de carne de porco não apresenta riscos de infecção da H1N1. Não há hoje, restrição de viagens para nenhuma localidade dentro ou fora do Brasil. Recomenda-se também que se evitem lugares mal ventilados com alta aglomeração de pessoas quando possível.

A tabela abaixo mostra o número de casos confirmados e óbitos no Brasil até o dia 15 de julho, mas recentemente os jornais mostram atualizações ainda não corroboradas pelo Ministério da Saúde. Uma reportagem do Globo do dia 22/7 já indica o número de 29 vítimas fatais da influenza A. São Paulo tem o maior número de óbitos, 12. Rio Grande do Sul tem 11 registros e o Rio de Janeiro soma 5 mortos.

Tabela: Casos e óbitos confirmados pelo novo vírus Influenza A (H1N1) no Brasil, segundo UF

Se estiver com suspeita de infecção, você pode entrar no helpsaude.com e digitar Posto de Saúde ou Hospital e a cidade onde mora para opções de atendimento perto de você. Ou ainda usar a ferramenta de busca para encontrar um especialista na localização de sua preferência.

Ex.1: Posto de saúde no Rio de Janeiro

Ex.2: Clínico Geral em São Paulo

Mais notícias no site do Ministério da Saúde.


Medidas simples para se prevenir da Nova Gripe - Influenza A (H1N1)

A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Seguem algumas recomendações para evitar o contágio:
  • Lavar as mãos freqüentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
  • Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
  • Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.
  • Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.
  • Procure seu médico ou a unidade de saúde mais próxima em caso de gripe para diagnóstico e tratamento adequados.
Fonte: Ministério da Saúde – Panfleto Informativo.

Para encontrar médicos, postos de saúde ou hospitais, entre no Help Saúde e busque o especialista e a cidade onde mora para opções de atendimento perto de você. (ex: Clínico Geral em São Paulo )

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A Tecnologia do Help Saude

Ola, nesse primeiro post eu queria falar um pouco sobre a tecnologia por tras do Help Saude. Quando resolvemos criar um site de referencia para profissionais e estabelecimentos de saude sabíamos que para atender bem aos usuários precisaríamos de uma tecnologia de busca super moderna. Iriamos receber grandes quantidades de dados de diversas fontes diferentes e tinhamos que digerir e normalizar tudo isso de modo que fosse fácil para os usuarios encontrarem os profissionais por nome, endereço, etc. Queriamos tambem opções de ordenação por proximidade, projeção em mapa e etc.

Por isso investimos bastante em desenvolver uma tecnologia propria, usando os algoritmos mais modernos. Investimos em busca fonética e "fuzzy matching" pois nessa area há muitos erros de digitação e dificuldades para ler e soletrar nomes complexos como "schutzenberger". Estamos incorporando tecnologia de steaming para desconsiderar sufixos como "logia", "logista" e re-interpretando os logs de busca para observar o comportamento dos usuarios e os tipos de busca mais comuns.

Alem disso temos sistemas de refinamento da nossa bases de dados pois muitas vezes o mesmo profissional aparece listado de diversas maneiras diferentes em fontes dados distintas (diferentes planos de saúde, por exemplo).

Ainda temos muito o que fazer para atingir nosso objetivo de ser o melhor sistema de busca de nicho do mundo portanto fiquem ligados nas novidades. A proxima etapa é colocar mais funcionalidade de geolocalização e mapeamento inclusive ordenação por proximidade assim vc pode facilmente procurar o medico mais proximo. Veja um teaser do que imaginamos nessa busca com CEP.

O Help Saúde está no ar!

Depois de meses de trabalho árduo, nossa equipe conseguiu colocar no ar a versão beta do Help Saúde, o mais completo portal de médicos do Brasil. Pela primeira vez está disponível para o internauta brasileiro um catálogo com mais de um milhão de prestadores de saúde (médicos, dentistas, hospitais, clínicas, laboratórios, etc). São dados de todo o Brasil e oferecidos gratuitamente.

O objetivo do Help Saúde é ser a porta de entrada online para o paciente, unindo-o a profissionais de saúde, fornecendo informações qualificadas sobre doenças, artigos, medicamentos. Sabemos que é uma tendência que pacientes se informem sobre saúde pela web e pretendemos ajudá-los a encontrar informações de qualidade. A busca de profissionais de saúde é apenas o começo. Em breve disponibilizaremos novos serviços e funcionalidades, tanto para os pacientes quanto para prestadores de saúde. Aguardem!