quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Estimativa de meio milhão de casos de câncer no Brasil em 2010

Os números vêm da "Estimativa 2010: Incidência de Câncer no Brasil", publicada a cada dois anos e impressiona o alto percentual que poderia ser evitado com mudanças de hábitos, por exemplo: 30% dos tumores são causados pelo tabagismo e 35% por ingestão de comida gordurosa em excesso. Os números indicam ainda que as mulheres serão mais atingidas que os homens.
Fonte: oGlobo

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Orkut Share API!

Finalmente o Orkut está evoluindo novamente. Apesar do estrondoso sucesso no Brasil (e na india) o Google, pelo visto, mantem um time bem pequeno para evoluir a rede social mais famosa do Brasil. Funcionalidades básicas em outras redes e que fazem um tremendo sucesso nunca apareceram no Orkut. Enquanto isso a concorrencia faz campanha de migração de usuarios. Só agora o Google começou a liberar a "cara nova" numa campanha meio estranha onde só se pode ter a versão nova quem tem convite e nem tão cedo isso estará disponivel para todos os usuários.

Apesar disso novas funcionalidades estão aparecendo e finalmente temos uma forma de compartilhar links e promover outros conteúdos entre amigos até mais fácil que no Facebook o Orkut Share API. O Help Saúde entra hoje como um dos primeiros sites do Brasil a utilizar o Orkut Share API que ainda é experimental.
Agora podemos entrar em qualquer médico, dentista ou estabelecimento de saude do Help Saúde e compartilhar o link com seus amigos do Orkut.

Por exemplo, posso recomendar o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto onde meu sogro, professor, médico e pesquisador renomado trabalhou. Visite a página, clique em Orkut e compartilhe e promova os dados desse centro de excelência em ensino, pesquisa e atendimento com seus amigos.

Se você é um profissional de saude ou conhece e recomenda um bom profissional ou conhecido, avise seus amigos essa é a forma Web 2.0 de conhecer profissionais e serviços e certamente é uma tendencia que veio para ficar.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Gripe Suína Atinge 22 Milhões nos EUA em 6 Meses

A mais recente e confiável estimativa de pessoas infectadas pela Gripe Suína nos EUA é de 22 milhões de pessoas nos últimos 6 meses. Destas, 3900 vieram a falecer, mas preocupação maior é que a época de maior incidência de gripe está por vir, nos próximos meses. Os casos mais graves ainda são em crianças, jovens, grávidas e pessoas com outras doenças respiratórias.
Fonte: HealthDay

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão Impacta Hospitais


O efeito do apagão nos Hospitais do Rio de Janeiro talvez tenha resultado em algumas mortes. Aparentemente, todos os hospitais têm geradores de energia para evitar que pacientes dependendo de máquinas ligadas na rede elétrica corram riscos, no Hospital Carlos Chagas, onde houve pane no gerador, três pessoas morreram durante o período sem eletricidade. A Secretaria de Saúde afirma que os pacientes morreram de causas não ligadas ao apagão.
Hospitais em São Paulo que não possuem geradores também reportaram a remoção às pressas de alguns pacientes para outros hospitais onde pudessem ser atendidos de acordo.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Se é Gripe, é Suína

Saiu hoje uma matéria no site HealthDay dizendo que praticamente todas as novas infecções de gripe são ocorrências da Gripe Suína. Em alguns países, a ocorrência de gripe comum seria de aproximadamente 30%, e nos EUA, pode-se dizer que se alguém está gripado, pode contar que é Gripe Suína. A nova gripe continua causando sintomas leves na maior parte das pessoas e diferente da gripe comum (sazonal), tem incidência menor nos mais velhos. O vírus se mantém inalterado, sem mutações, e vacinas continuam sendo preparadas e administradas de acordo com a disponibilidade. A época de gripe no hemisfério norte vai até maio, vamos torcer pra ser mais amena do que foi a do hemisfério sul.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Animais de estimação tem baixo risco de H1N1

Esta semana um gato foi diagnosticado com a nova gripe (H1N1) e despertou a preocupação de muitos donos de animais de estimação. Professores de veterinária da Universidade de Wisconsin esclarecem que mesmo sendo possível, é muito raro um animal de estimação contrair o vírus de um humano, e ainda mais difícil um humano ser infectado por um animal. Em resumo, não é necessário tomar medidas extras ou se preocupar com a possibilidade de seu animal de estimação contrair a gripe suína, pois as chances são mínimas. O gato que gerou esta pequena crise já se recuperou, assim como seus donos, tranquilizem-se.