sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dia mundial da Cruz Vermelha

Amanhã, dia 8 de maio, comemora-se o dia Mundial da Cruz Vermelha. A Cruz Vermelha, em definição, é uma instituição de socorro voluntária que tem por finalidade prevenir e atenuar os sofrimentos humanos. É uma entidade privada, mantida por doações de pessoas ou de empresas, e de verbas governamentais.

Atualmente, possui filiais em mais de duzentos países. A História da Cruz Vermelha Brasileira se iniciou no ano de 1908, e hoje em dia, já existem 52 filias em todo o território nacional, que contam com milhares de voluntários trabalhando em atividades administrativas.

A amplitude dos trabalhos da Cruz Vermelha vai muito além do que se imagina. A entidade atua com a distribuição de materiais médicos e hospitalares e de produtos alimentícios; visita presos nas cadeias públicas; busca a reaproximação de famílias separadas por conflitos; trabalha no combate a epidemias, além de fazer trabalhos de assistência social.

O Movimento, dentro de sua missão, é guiado pelos princípios fundamentais citados abaixo:

  • Humanidade: Busca evitar e aliviar o sofrimento humano sob qualquer circunstância. Procura não só proteger a vida e a saúde, como também fazer respeitar o ser humano. Promove a compreensão mútua, a amizade, a cooperação e a paz duradoura entre todos os povos.
  • Imparcialidade: A Cruz Vermelha não faz nenhuma discriminação de nacionalidade, raça, religião, condição social ou opinião política.
  • Neutralidade: A fim de merecer a confiança de todos, a Cruz Vermelha abstém-se de tomar partido em hostilidades ou de participar, em qualquer tempo, de controvérsias de natureza política, racial, religiosa ou ideológica.
  • Independência: A Cruz Vermelha é independente. As Sociedades Nacionais, auxiliares dos poderes públicos em suas atividades humanitárias devem manter sua autonomia.
  • Voluntariado: A Cruz Vermelha é uma instituição voluntária de socorros sem nenhuma finalidade lucrativa.
  • Unidade: Só pode existir uma única Sociedade de Cruz Vermelha em cada país. Ela está aberta a todos e exerce sua ação humanitária em todo o território do mesmo.
  • Universalidade: A Cruz Vermelha é uma instituição mundial, na qual todas as Sociedades têm iguais direitos e dividem iguais responsabilidades e deveres, ajudando-se mutuamente.

É importante certificar que todas as pessoas tenham consciência da importância que esta instituição, que há mais de 100 anos se dedica em melhorar a vida das pessoas, tem em nossa sociedade.

Visite o site da Cruz Vermelha e se informe como se tornar um voluntário ou fazer doações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário