quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dia Mundial da Hepatite

Hoje, dia 19 de maio, comemora-se com atividades conjuntas em 80 países, o Dia Mundial da Hepatite. Data em que o público poderá fazer, de graça, exames preventivos e testes rápidos da doença.

O Dia Mundial da Hepatite é um projeto da World Hepatitis Alliance (WHA) e será realizado pela primeira vez esse ano. A principal proposta desta iniciativa é reunir associações de pacientes e sociedades médicas para uma campanha global a serviço da saúde pública.

A hepatite é uma doença caracterizada por uma inflamação do fígado. Hepatite A, B e C são os tipos mais comuns da doença que podem apresentar diversas causas como: as infecções por vírus, uso abusivo de álcool, de drogas, doenças hereditárias e auto-imunes.

A doença apresenta poucos sintomas que levam as pessoas a procurarem rapidamente um médico. Como por exemplo: mal-estar generalizado, dores na cabeça, cansaço fácil, urina escura, coceira no corpo, etc. As principais formas de prevenção englobam a vacinação (no caso das hepatites por vírus A e B), uso de água tratada ou fervida, uso de preservativo nas relações sexuais, não compartilhar agulhas nem seringas e cuidado ao lavar os alimentos.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que, no Brasil, uma em cada 30 pessoas pode estar infectada pelos vírus causadores das hepatites B e C. Os números, quando analisada a população mundial, são ainda piores: uma em cada 12 pessoas sofre com um desses vírus que atacam o fígado.

O agravante é o fato de ser uma doença silenciosa e, por isso, a maioria dos portadores não sabe que está doente e, conseqüentemente, não busca ajuda médica. Sem o diagnóstico e tratamento adequados, muitos casos evoluem para a insuficiência hepática, cirrose ou o câncer hepático.

Sendo assim, não deixe de fazer seus exames de rotina e de cuidar da sua saúde.

Encontre no HELP SAÚDE um médico perto de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário