quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Hoje, dia 26 de março, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. A campanha objetiva esclarecer dúvidas sobre a doença e alertar a população sobre seus riscos.

É de significativa importância que este tema seja debatido e bem esclarecido, uma vez que, a doença age lentamente e já é responsável por 13% da cegueira derivada de enfermidades em todo o mundo.

No Brasil, de fato, mais de 900 mil pessoas têm a doença e, no mundo, são cercas de 67 milhões de pacientes.

O glaucoma é uma doença séria e de risco. Se não tratada, pode levar à perda gradual da visão ou até a cegueira. O mais preocupante é que a maioria dos portadores de glaucoma não sabe que sofre da doença, já que normalmente a doença não apresenta sintomas.

Na maioria dos casos o Glaucoma pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo. O tratamento deve ser com colírios especiais ou com cirurgia. Ambos não melhoram os danos já existentes, mas bloqueiam o andamento da doença.

Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, 80% da cegueira do mundo é curável ou evitável. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

Em suma, a melhor forma de prevenir a perda visual ocasionada pelo glaucoma é realizar exames oftalmológicos regularmente.

Encontre no HELP SAÚDE um oftalmologista perto de você e cuide bem da saúde de seus olhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário