segunda-feira, 21 de junho de 2010

21 de Junho: Início do Inverno e Dia Nacional de Controle da Asma

As doenças respiratórias são mais intensas no outono e no inverno. Sabendo disso, foi estipulado o dia 21 de Junho como o dia Nacional de Controle da Asma. Essa data é de extrema importância para colocar a doença em evidência e informar a população sobre seu o tratamento.

A asma é hoje uma das doenças mais prevalentes no mundo. É uma doença pulmonar caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas, que se estreitam e causam dificuldade respiratória.

As pessoas confundem bronquite ou uma simples gripe com a asma. A população precisa saber o que é e como deve tratar a asma. Ela não tem cura, mas tem tratamento.

Dificuldade de respirar, tosse, dor ou ardência no peito, expectoração freqüente e o famoso chiado, são alguns dos sintomas que caracterizam a asma.

O tratamento da Asma deve ser feito permanentemente de forma profilática e não só nos momentos de crises. Classificada como leve, moderada ou grave, a asma não escolhe idade e embora se manifeste principalmente na fase infantil, poderá acometer pacientes de todas as faixas etárias.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde a doença já atinge mais de 150 milhões de pessoas no mundo e 10% da população brasileira. Além disso, a asma é a terceira causa de hospitalização pelo SUS, provocando, 376 mil internações ao ano.

Os dados são alarmantes e nos colocam como 8º país no mundo em prevalência de asma. A questão se torna ainda mais grave pois sabe-se que é possível e alcançável o controle total da asma através de medida simples de limpeza e cuidados básicos de higiene.

O diagnóstico da asma depende de consulta médica, preferencialmente com o médico pneumologista, que trata dos males relacionados ao sistema respiratório. Exames laboratoriais podem ser necessários para descartar outras doenças com sintomas semelhantes.

Encontre um especialista no Help Saúde e cuide bem da sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário