sexta-feira, 4 de junho de 2010

6 de Junho - Dia Nacional do Teste do Pezinho

A triagem neonatal chegou ao país em 1976 e em 2008 ganhou do governo brasileiro uma data oficial. Domingo, dia 6 de junho, comemora-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho, como é popularmente conhecida. Essa iniciativa busca instituir uma data comemorativa para lembrar e alertar as mães da necessidade de fazer o exame.

O famoso teste do pezinho é um procedimento importantíssimo para todos os recém-nascidos. Realizado na primeira semana de vida, serve para detectar precocemente várias doenças que poderão interferir na vida do bebê e afetar seu desenvolvimento.

Para os pediatras, o teste pode ajudar a salvar vidas. Ao identificarem uma doença antes que manifeste seus primeiros sinais permite o tratamento nas primeiras semanas de vida do bebê, possibilitando que ele cresça saudável, sem comprometimento do seu desenvolvimento físico, biológico, neurológico, psicológico e intelectual.

O teste do pezinho é um exame muito rápido e consiste da coleta de gotas de sangue a partir de um único furinho quase indolor no calcanhar do bebê (daí o nome do teste). Essas gotas são colhidas em papel filtro e levadas para análise em laboratório. Para os pais que quiserem, há ainda um exame mais completo, chamado de ampliado, em que podem ser detectadas outras doenças. Esse procedimento é pago e o valor varia conforme o local em que é realizado.

O teste do pezinho é obrigatório e gratuito. O Estatuto da Criança e do Adolescente impõe que todos os hospitais e serviços de saúde realizem gratuitamente o exame considerado básico em até uma semana depois do nascimento da criança. Além disso, os estados também asseguram esse direito em sua legislação.

É fundamental que as pessoas tenham conhecimento sobre a importância do teste e que se não fizerem o exame em seus filhos, poderão ser responsáveis por futuras seqüelas. Tamanha é a importância deste teste que foi criado pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), que engloba desde o diagnóstico precoce até o acompanhamento e o tratamento de algumas doenças congênitas causadoras de deficiências.

Não deixe de proteger quem você ama. Encontre no Help Saúde um pediatra que possa lhe ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário