quarta-feira, 9 de junho de 2010

9 de Junho - Dia da Imunização

Hoje, dia 09 de Junho, comemora-se o dia da Imunização. É de fundamental importância a conscientização das pessoas quanto à necessidade de se prevenir. Em definição, imunizar é tornar o organismo resistente e capaz de reagir à presença de certos agentes (doenças, venenos de animais e outros).

Nós temos dois tipos de imunidade: a natural, desenvolvida pelo próprio organismo e que protege as pessoas contra infecções e doenças, e a imunidade adquirida, aquela que o organismo desenvolve após receber vacinas e soros, conhecida também como imunização passiva.

A maioria das pessoas já recebeu algumas doses de vacinas durante a vida. Desde crianças estamos acostumados com o ritual das gotinhas e agulhas. Agradável ou não, o fato é que são necessárias e são elas que promovem a imunização.

A vacina foi criada em 1876, por Edward Jenner, e sua primeira implementação em escala planetária se deu com a da varíola, em 1956, com o patrocínio da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A vacina é uma substância não reagente, feita do vírus da doença (geralmente morto), que é injetado no corpo humano ou de animais. O corpo fabrica substâncias para combatê-lo. Assim quando o organismo estiver suscetível ao contágio da doença, ele já terá criado anticorpos para defendê-lo.

O impacto da imunização da população mundial é inquestionável. A vacinação foi uma das intervenções vem tendo o maior efeito na redução da mortalidade e no crescimento populacional em todo o mundo.

Muitas situações evitáveis por vacinação são ainda freqüentes no mundo em desenvolvimento, e como as doenças infecciosas não respeitam barreiras geográficas, uma doença descontrolada em qualquer parte do mundo representa um risco para os outros países.

Os médicos assim como os enfermeiros colaboram na divulgação de programas, na motivação das famílias e, de um modo geral, aproveitam todas as oportunidades para instruir as pessoas a se vacinarem.

Não deixe de conversar seu médico ou enfermeiro, e mantenha sua carteira de vacinação sempre atualizada.

Encontre no HELP SAÚDE uma Clínica de Vacinação perto de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário