quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente - Muitas Espécies. Um Planeta. Um Futuro.

No dia 5 de Junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, que visa ser a maior celebração global para ações ambientais positivas, e é coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o meio ambiente. Esta campanha busca chamar a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. O tema deste ano é "Muitas Espécies. Um Planeta. Um Futuro." - Uma mensagem sobre a importância central para a humanidade da riqueza de espécies e ecossistemas do globo.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza. Em outras palavras, procura mostrar o lado humano das questões ambientais; fazer as pessoas se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável e a entenderem que é fundamental mudar atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais. Além disso, a campanha é, também, importante para formar parcerias que garantam que as nações e povos possam desfrutar de um futuro mais seguro e saudável.

Celebrado de várias maneiras - paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades-, esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.

Em face da vida moderna, os prejuízos estão cada vez maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, pequenas atitudes que causam uma grande destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.

É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação. As pessoas devem perceber que não é difícil preservar o meio ambiente cumprindo com o seu papel de cidadão.

O Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental. E Se cada um fizer a sua parte o mundo, aos poucos, será transformado: as gerações futuras viverão sem riscos, enquanto a geração atual terá uma qualidade de vida invejável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário