segunda-feira, 14 de junho de 2010

Doe sangue e faça alguém nascer de novo

Hoje, dia 14 de junho, comemora-se desde 2005 no Brasil, o Dia Mundial do Doador de Sangue. Esta data serve como mote para que se realizem grandes campanhas, coordenadas pelo Ministério da Saúde. A data visa homenagear e estimular os doadores de sangue.

Este ano o lema é "Doe sangue, faça alguém nascer de novo". Até o dia 30, a campanha vai divulgar nas mídias convencionais depoimentos de pessoas que tiveram a vida salva por causa da transfusão de sangue.

É importante que toda a população se conscientize da importância do Dia Mundial do Doador de Sangue. Esta data é uma possibilidade para enfatizar ainda mais por que é essencial que a doação seja altruísta e que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões.

Por ano, 3,5 milhões de bolsas de sangue são coletadas no Brasil. Para aumentar este número, o ministério informa ainda que está realizando uma consulta pública sobre uma proposta para mudar as idades mínima e máxima para doação de sangue.

Atualmente, a faixa etária para a doação está entre 18 e 65 anos. A mudança seria para abranger pessoas que têm entre 16 e 68 anos, acima de 50kg. Para doar sangue, deve-se procurar um hemocentro, e ao contrário do que muitos pensam: não dói nada e só leva alguns minutinhos.

Faça a sua parte: Doe sangue, salve vidas.

Encontre no Help Saúde um hemocentro perto de você ou consulte um clínico geral para avaliar se você pode colaborar com esta campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário