sexta-feira, 11 de junho de 2010

Primeira etapa da vacinação contra a Poliomielite

Começa neste sábado, dia 12/06, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Poliomielite, em todo o país.

Aproveitando o clima da Copa do Mundo, o tema deste ano será “Vacinou, é gol”.

Nesta primeira fase, Serão distribuídas cerca de 24 milhões de doses da vacina contra a paralisia infantil, a meta é vacinar 14,6 milhões de crianças. A vacina é dada em gotinhas, e protege as crianças menores de cinco anos da famosa “paralisia infantil”.

A poliomielite, ou “paralisia infantil”, é uma infecção viral aguda, causada por um poliovírus. Sua porta de entrada é a boca, percorrendo o corpo através do sistema sanguíneo, é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, como o nome popular já diz, pode causar paralisia.

Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.

Atualmente, a poliomielite é considerada uma doença erradicada no Brasil. O último caso registrado ocorreu em 1989, porém, o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, o que representa uma ameaça à população mundial.

Para manter esse resultado em nosso país, é fundamental que a campanha tenha sucesso, e que as mães não deixem de vacinar seus filhos, vencendo a poliomielite de goleada. Lembrando , também, que a segunda etapa da campanha ocorrerá em 14 de agosto.

Para maiores informações sobre Poliomielite encontre no HELP SAÚDE um pediatra perto de você.

2 comentários:

  1. Muito bom o artigo,

    Publicamos uma revista sobre saude, que pode ser visualizada no link

    http://issuu.com/revistanovoshabitos/docs/novoshabitos3edicao

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo,

    Você também pode ajudar a conscientizar a população divulgando o nosso material de campanha de vacinação contra a Polio disponível para download. Caso seja do seu interesse entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Faça parte desse time!
    Att,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir