sexta-feira, 25 de junho de 2010

Vamos controlar o diabetes. Agora!

O Dia Nacional do Diabetes é comemorado, no dia 26 de junho, em parceria do Ministério da Saúde com a Organização Mundial da Saúde (OMS), devido ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo.

A campanha é desenvolvida para dar informações e conscientizar as pessoas sobre a doença. Conhecer os riscos e sinais de alerta do diabetes, saber o que fazer e a quem consultar e, principalmente, ensinar a controlar a doença. O slogan deste ano é "Vamos controlar o diabetes. Agora".

É importante saber que há dois tipos principais de diabetes:
  • Diabetes tipo 1 - É uma doença auto-imune que resulta em destruição permanente das células beta do pâncreas, as quais produzem insulina. A diabetes tipo 1 é letal a menos que seja tratada com injeções de insulina, que substituem o hormônio deficiente.
  • Diabetes tipo 2 - distúrbio metabólico caracterizado por qualquer tipo de resistência à insulina. Esta patologia está aumentando rapidamente no mundo desenvolvido, e existem evidências de que este padrão será seguido no resto do mundo nos próximos anos.
Atualmente, uma média 250 milhões de pessoas vivem com diabetes e estima-se que outras 300 milhões têm o risco de desenvolvê-la.

Em muitos casos, o diabetes que deriva de um componente hereditário pode ser prevenido. A informação que a campanha fornece, informa estas pessoas da importância de manterem um peso saudável e da realização freqüente de exercícios.

O diabetes impõe demandas que duram a vida inteira do paciente. Como estes pacientes são responsáveis por 95% do seu próprio cuidado, é de extrema importância que recebam educação contínua e de alta qualidade sobre a sua condição.

Se você sofre de Diabetes ou é próximo de algum paciente, visite um endocrinologista e mantenha a sua saúde em ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário