segunda-feira, 12 de julho de 2010

Fique de olho na sua Saúde Ocular

Neste último dia 10 de julho comemorou-se o Dia Mundial da Saúde Ocular. A data não foi estabelecida apenas para lembrar-nos dos avanços da oftalmologia, mas também chamar a atenção para os cuidados que se deve ter com a visão. É basicamente mais uma data instituída para alertar a população sobre os benefícios das práticas preventivas.

Visitas periódicas ao oftalmologista devem fazer sempre parte da agenda de qualquer pessoa. Através de exame clínico e testes complementares como aferição da pressão intraocular, medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer alterações que requeiram tratamento médico, pode-se prevenir complicações que levam à cegueira.

O assunto torna-se mais relevante ainda, uma vez que, muitas pessoas têm problemas de visão e não sabem. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 314 milhões de pessoas em todo o mundo têm algum tipo de deficiência visual, sendo que 45 milhões deles são cegos. Além disso, 75% dos casos poderiam ser evitados ou curados.

Como o primeiro estágio de muitas doenças é pouco perceptível, os exames periódicos são fundamentais para evitar qualquer perda visual. Por outro lado, a falta de acompanhamento médico pode agravar até problemas mais simples.

No Brasil, ainda falta informação para grande parte da sociedade, que costuma procurar assistência quando a doença já está em um nível alto de desenvolvimento. Até uma conjuntivite mal tratada, por exemplo, pode gerar complicações mais sérias e causar até perda total da visão.

Visitas anuais ao oftalmologista fazem a diferença. É através do exame clínico e de testes complementares que se verificam eventuais alterações. Na infância, a atenção não deve ser minimizada. Os cuidados iniciam-se na gestação, pois durante sua formação a criança pode ter a visão afetada por uma série de fatores e toda criança deve realizar sua primeira consulta oftamológica entre dois e três anos de idade, mesmo que não apresente sintomas.

Fique de olho na sua saúde. Encontre no Help Saúde um oftalmologista perto de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário