quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Será que mudanças no seu estilo de vida podem colaborar para reduzir os riscos de Demência?

Segundo um estudo feito ao longo de sete anos, com base em 1.433 pessoas saudáveis acima de 65 anos, constatou-se que ao reduzir as taxas de diabetes e depressão, reforçando a educação e aumentando o consumo de frutas e legumes, o índice de demência pode diminuir.

A causa exata da demência não é explicada, mas vários fatores influentes foram identificados, incluindo um histórico de depressão, o tipo de dieta rotineira, a quantidade de consumo alcoólico, o nível de escolaridade e fatores de riscos vasculares (doenças cardíacas, pressão alta, derrame, obesidade, colesterol alto e diabetes).

Os pesquisadores constataram que se eliminassem a depressão e o diabetes e aumentassem o consumo de frutas e legumes, os casos de demência reduziriam 21%. Eliminando apenas a depressão, os casos de demência cairiam 10%. Porém, ainda assim, os pesquisadores destacam que a relação entre depressão e demência ainda não é totalmente clara e definida.

Os pesquisadores ainda ressaltam que aumentando o nível de escolaridade, a quantidade de novos casos de demência reduziria em 18%. Eliminando o fator de risco genético conhecido, reduziria 7%.

Os resultados sugerem que as iniciativas de saúde para combater a demência devem ser focadas no tratamento imediato de sintomas depressivos, sintomas iniciais da diabetes – como a intolerância à glicose e à resistência à insulina -, e incentivo a alfabetização de pessoas de todas as idades.

Quer melhorar a sua dieta? Procure um profissional perto de você.

Estes estudo foi publicado dia 6 de Agosto em bmj.com.

Fonte Healthday.com

Um comentário:

  1. Gostei muito dessa matéria. É uma bela e necessária informação.

    Parabéns pelas inovações!


    Obrigada,


    Enilda

    ResponderExcluir