sexta-feira, 10 de setembro de 2010

10 de Setembro - Prevenção ao Suicídio

10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, uma iniciativa da Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), que visa estabelecer e reforçar o compromisso mundial e as medidas para evitar o suicídio.

A Organização Mundial de Saúde revelou que aproximadamente três mil pessoas se matam por dia, e esse número cresceu 60% nos últimos 50 anos- especialmente nos países em desenvolvimento. Os números são bem alarmantes, e atualmente, o suicídio já é uma das principais causas de morte entre os jovens e adultos de 15 a 34 anos.

Pesquisas mostram ainda que a cada 40 segundos ocorre um suicídio. Um total de 9,5% da população urbana brasileira já teve pensamentos suicidas e 3,1% tentou tirar a própria vida, o que é muito preocupante.

Para a OMS, o suicídio é causado por problemas psicossociais, culturais e ambientais que acabam em mortes prematuras e podem ser prevenidos através de ações internacionais, locais e nacionais.

É preciso levar em conta que as situações como estas têm sérias conseqüências emocionais também para as pessoas mais próximas, família e amigos. O impacto emocional causado pela perda devida ao suicídio pode durar muitos anos, em termos individuais, e pode ter, nas famílias, conseqüências que se estendam por várias gerações.

Com um cenário tão preocupante e com números tão significativos é importante que cada um de nós tenha consciência e faça a sua parte. É fundamental conversar com todos que buscam apoio, sem direcionar caminhos para os problemas vivenciados, mas sendo alguém com quem compartilhar as situações diversas.

É válido também buscar profissionais que ajudem a refletir e a buscar os próprios caminhos e escolhas. Você pode encontrar no Help Saúde um psicólogo ou psiquiatra para orientá-lo sempre que for preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário