quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pessoas com Deficiência: luta por inclusão social

Comemora-se no dia 21 de Setembro o dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Esta data é comemorada e lembrada todos os anos em todos os estados, servindo como um momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

Segundo o IBGE, estima-se que no Brasil existam cerca de 27,5 milhões de pessoas com deficiências, isto é, uma proporção assustadora de que uma em cada dez pessoas possui algum tipo de deficiência.

A intenção é mudar o entendimento social acerca da reabilitação e habilitação, tendo em vista à inclusão da pessoa com deficiência derrubando barreiras que impedem a efetiva participação social.

Algumas das maiores dificuldades para estabelecer uma Política Pública atualmente para os Deficientes estão na cultura do preconceito, do falso moralismo, da discriminação ou até mesmo da ignorância “pura e simples”.

A presente política do Ministério da Saúde, voltada para a inclusão das pessoas com deficiência, em toda a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), caracteriza-se por reconhecer a necessidade de implementar o processo de respostas às questões que envolvem a atenção à saúde das pessoas com deficiência no Brasil.

Uma pessoa com deficiência merece e deve ter os mesmos direitos que qualquer cidadão. Encontre no HELP SAÚDE profissionais que possam ajudá-los a terem uma vida melhor.

Um comentário: