terça-feira, 23 de novembro de 2010

Brasileiro quer usar a internet para escolher profissional de saúde confiável

Há uns meses atrás fizemos um estudo com 400 brasileiros e descobrimos que existe a carência de um serviço que informe um pouco mais sobre os profissionais de saúde. A verdade é que todos nós queremos e precisamos saber um pouco mais sobre as pessoas a quem dedicamos as nossas vidas. Adoraríamos saber sobre a experiência profissional e os casos de sucesso do velho médico da família, assim como seria ótimo descobrir sobre a educação e os artigos escritos por aquele profissional indicado por um parente ou amigo.

Vamos contar um pouco sobre os detalhes do nosso estudo. Quando perguntamos como é feita a escolha de um profissional a resposta não foi surpreendente. Do total de entrevistados, 66% seguem as dicas dos familiares e dos amigos mais próximos; 41% dizem dar mais credibilidade quando a indicação é feita por alguém de confiança; e, ainda no campo tradicional das indicações, 30% deles disseram que ter conhecimento de casos bem-sucedidos é um fator decisivo na hora da escolha.

Quando questionamos sobre a utilidade de um portal onde fosse possível verificar a formação acadêmica, a experiência profissional, os artigos produzidos, os depoimentos e as recomendações de terceiros, 84% respondeu que seria muito útil ter esse local à disposição. Todos entrevistados já utilizam a internet como fonte de pesquisas para essa finalidade, mas disseram sentir falta de um portal que reunisse esses dados de maneira coordenada e simples.

Essa resposta, dentre muitas outras do questionário, revela que há uma demanda latente por informação organizada e de qualidade. Para se ter uma ideia, 91% dos entrevistados disseram que recomendariam os serviços de um buscador de saúde para os seus médicos, dentistas e outros profissionais da área que tivessem contato.

Além de mostrar uma tendência no comportamento dos brasileiros, os dados dessa pesquisa abrem caminho para novos negócios na Web na área de saúde.

Mas qual o melhor dessa história?

Ah! Ficamos felizes em te contar que o Help Saúde está caminhando cada vez mais próximo para atender as suas necessidades. Nós já temos mais de 1 milhão de prestadores listados em nosso portal e estamos trabalhando para que todos eles comecem a contar um pouco mais sobre a sua vida profissional.

Você vai adorar, temos certeza. Em breve, muito em breve....

Um comentário: