quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Doe Sangue, Salve Vidas

Doar sangue é um procedimento simples, rápido e seguro. No dia 25 de novembro é comemorado o dia internacional do doador de sangue. Este dia foi feito para conscientização da importância deste gesto.

Esta pequena contribuição pode salvar vidas. O banco de sangue é essencial para o funcionamento de um hospital, pois com este fornecimento regular é possível realizar todos os procedimentos médicos que precisam de transfusão, como cirurgias de urgência, queimaduras e atendimento de hemofílicos. Para cada cirurgia de adulto são necessários pelo menos três bolsas de sangue, enquanto um transplante de coração exige pelo menos 20 bolsas.

Todos podem ser voluntários sem qualquer risco ou prejuízo a saúde. Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, e evitar alimentos gordurosos até 4 horas antes do procedimento.

Só não podem doar sangue pessoas que fizeram cirurgias recentemente, ingeriram bebidas alcoólicas nas 24hrs antes da doação, usuários de drogas injetáveis, portadores de doenças infectocontagiosas ou que fizeram piercing, tatuagem e acupuntura em menos de um ano. Estão incluídos também nestes casos mulheres que estão grávidas, amamentam, ou tem menos três meses que passaram por um aborto ou parto.

Para você doar sangue é só procurar no Help Saúde por postos do Hemocentro no seu estado.

Seja solidário, doe sangue.

Um comentário: