Pular para o conteúdo principal

Dores no peito - Saiba se esta dor é oriunda de uma doença cardiovascular

Aproveitando este final de ano, com a chegada das festividades e as últimas rodadas do campeonato brasileiro de futebol, discutirei sobre dor no peito !!!
Seja durante um jogo de futebol ou na espera do resultado de um teste, seja por uma desventura amorosa ou discussão acalorada, uma grande parcela da população já sentiu um desconforto no peito !!!

Um fato interessante sobre a dor torácica é que quando a sentimos logo levantamos questionamentos e procuramos atendimento médico (“Será que estou infartando?), mas quando temos uma dor de cabeça não nos preocupamos se é um derrame cerebral ou um tumor, apenas tomamos um analgésico!

Mas da onde vem tanta precaução com a dor torácica ?

Alguém poderia pensar que talvez seja pelo fato de que muitos de nós já ouvimos falar que um tal “fulano” teve dor no peito e verificou-se que era um infarto. Poderia ser a estatística, a todo momento se noticia que a doença cardiovascular é a principal causa de óbitos no Brasil e em todo o mundo ocidental.

Mas afinal dor no peito é igual a infarto ? Tenho dor no peito frequentemente, quer dizer que tenho angina ?

No tórax temos várias estruturas além do coração, temos os pulmões e suas pleuras, temos o esôfago, as costelas, clavículas e os omoplatas, temos os grupamentos musculares e a coluna. Portanto, existem outros órgãos e tecidos que podem gerar uma dor torácica, sem contar com os quadros piscossomáticos (síndrome do pânico, ansiedade, etc..) e, até mesmo, doenças em órgãos que estão fora do tórax (estômago, pâncreas, etc..).

Sem dúvida a dor torácica relacionada com problemas cardíacos ou vasculares é a mais temida e relacionada com um desfecho desfavorável, porém nem todos irão desenvolver estas doenças ao longo de suas vidas. Existem situações e circunstâncias que aumentam a chance de desenvolver a famosa angina pectoris, que é a dor no peito relacionada com doença cardiovascular.

Mas como se faz para saber se minha dor no peito é relacionada com o coração ?

Infelizmente não há uma “receita de bolo”, na qual se você apresentar determinado sintoma você tem isto ou aquilo, entretanto, existem algumas características que são mais peculiares à doença cardiovascular.

Sabe-se que alguns hábitos ou estilos de vida são mais relacionados ao desenvolvimento da doença cardiovascular, pode-se citar: obesidade, sedentarismo, tabagismo, etilismo, uso de entorpecentes. Algumas doenças também têm estrita relação, como: diabetes, hipertensão, dislipidemias (alteração colesterol), insuficiência renal, alguns casos de disfunção erétil, entre outras, e não posso deixar de citar também a idade e histórico familiar de infarto do miocárdio.

Mas como já disse não é “matemática”, ou seja, não é por que você não possui nenhum dos fatores relatados que você não poderá evoluir com infarto, na realidade, isto só nos diz que você não é um forte candidato. Devemos sempre lembrar da individualidade, fator que não se pode mensurar !!!

O mais importante da dor torácica é a sua caracterização. É de extrema importância que o paciente seja capaz de relatar para o médico todo o processo de desenvolvimento da dor, como por exemplo: definir o momento exato de seu início, a atividade física que se estava desempenhando no momento de início da dor (assistindo televisão, subindo uma escada, discutindo ao telefone, etc...), a intensidade da dor em relação a outras já vivenciadas, se ocorreu irradiações (para o braço, pescoço, etc..), se houve algum fator de alívio (determinada posição ou medicação), o tipo da dor (queimação, peso, choque, etc..) e a sua duração. Quanto mais detalhado for o relato do paciente, maior a chance do médico acertar o diagnóstico com a utilização de uma menor quantidade de exames e menor tempo para estabelecê-lo.

Dispõem-se de várias modalidades de exames para se definir a causa de uma dor torácica, exatamente quais deverão ser realizados dependerá dos indícios clínicos e das características da dor .

Se o julgamento clínico do médico levá-lo a pensar em doença esofageana, poderá ser realizada uma endoscopia, se for de origem pulmonar/pleural poderá ser realizado uma radiografia ou tomografia de tórax, se for de origem cardíaca temos a disposição eletrocardiograma, ecocardiograma, dosagem sanguínea de enzimas cardíacas, etc...

No final das contas o importante é ter noção do seu histórico familiar, conhecer seu corpo e o seu estado de saúde, fazer acompanhamento médico regular e ter seus hábitos de vida os mais saudáveis possíveis dentro do contexto de nossa vida cotidiana.

Lembre-se: Se apresentar dor no peito procure atendimento o mais rápido possível !!!



Abraços Dr. José Márcio




Se você é profissional de saúde e gostaria de colaborar com o nosso blog envie um email para renata@helpsaude.com

Comentários

  1. Adorei esse post, afinal de contas quem nunca teve dor no peito?

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda as tenho,dores frequentes, mas com o sustrate e os outros medicamentos que tomo quando é calro os tenho por que não é fácil a somade todos dá uns trocados pesados no mês... já que meu município me sacaneia... me manda um frasco aí deixa de mandar por mais três meses... gostei o que postou... devemos lembrar que muitos infartos acontecem por que subestimam as dores e acabam dando remédios para dor d estômago ou comofoi no me caso injeção de cortisona para aliviar as dores e mandam para casa... nem todos têm a sorte que tive de infartar, ser resvacularizado e estar em sobrevida por seis anos que se completarã agora dia 27 de janeiro....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros