Pular para o conteúdo principal

Milhões são investidos para saber se Ervas Naturais de fato funcionam

Americanos pretendem acabar com os mistérios sobre os populares suplementos alimentícios.

Em agosto deste ano foi aprovado um fundo de 37 milhões de dólares para cinco centros interdisciplinares e colaborativos de suplementos alimentares. Esta pesquisa vai avaliar os efeitos desta medicina natural, pois produtos são usados por milhares de consumidores, mas seus efeitos ainda são desconhecidos.

No século 20 médicos começaram a contar cada vez mais com drogas cientificamente testadas para tratar de seus pacientes. No entanto, hoje em dia as ervas medicinais e os suplementos estão voltando com força total. Só em 2009 os americanos gastaram U$5 bilhões em suplementos botânicos e a base de ervas.

Estes suplementos não são regulamentados tão estritamente quanto os produtos farmacêuticos, logo existem questionamentos sobre a pureza e a consistência dos mesmos. Alguns testes foram efetuados e alguns produtos estavam promovendo uma quantidade maior do que o que realmente foi encontrado na cápsula, enquanto outros estavam contaminados por pesticidas ou metais pesados.

Esta semana o FDA advertiu fabricantes que qualquer empresa que estiver fabricando produtos contaminados será processada criminalmente. A agência está focando principalmente produtos que promovam a redução de peso, aumento da capacidade sexual ou ganho de massa muscular. Estes produtos estão muitas vezes disfarçados de suplementos e em alguns casos estão usando os mesmos ingredientes de drogas aprovadas ou são cópias próximas destes remédios.

O outro lado da moeda são os grandes benefícios que os fitoterápicos podem gerar. Estes benefícios só precisam ser testados em laboratório.

No Brasil, a Anvisa alerta aos consumidores que quando for comprar um fitoterápico, é preciso observar se a embalagem possui o número de registro da Anvisa, os dados da empresa (CNPJ, razão social, endereço, etc.) e o número do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Há perigos em se utilizar medicamentos que não tenham registro, pois além de serem ilegais, não há um controle e não se sabe qual a composição e a origem desses produtos, ou seja, não há como garantir a segurança e a qualidade em seu uso.

Em março deste ano a Anvisa divulgou uma tabela com mais de 60 drogas vegetais e a forma correta de preparar cada uma delas. Eles destacam que a ação terapêutica desses fitoterápicos é totalmente influenciada pela forma de preparo.

Veja alguns exemplos:
- Chá de quebra-pedra para inflamações urinárias e para evitar a formação de pedra nos rins;
- Boldo é indicado para o fígado e famoso por curar ressacas;
- Semente de sucupira funciona como um antiinflamatório que combate reumatismo e artrite;
- Folha de alcachofra e a semente de girassol reduzem os níveis do mau colesterol no sangue.

Para ver a tabela na íntegra, clique aqui.


Fontes:
HealthDay.com
Anvisa

Comentários

  1. Comentário Pertinente!
    Não autorizei o uso de meu nome neste site!
    Sou médico e acredito, que como todos os outros da minha classe, ninguém autorizou o uso de seu nome neste site!
    Não me importa se o site é somente informativo!
    Não quero meu nome vinculado a nenhuma empresa que lucre com o uso do meu nome indevidamente!
    Aguardo retirada de meu nome de sua base de dados o mais rápido possível para que não precisemos de medidas mais drásticas!
    grato, Fabio Crialezi

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Feliz Natal!

    Por gentileza entre em contato conosco no atendimento@helpsaude.com para que possamos identifica-lo e excluirmos seu nome corretamente do nosso banco de dados.

    Nao lucramos com seu nome contido em nosso site. Nosso objetivo é atender os médicos e demais profissionais de saude, oferecendo uma forma eficiente de conseguirem mais pacientes.

    Lamentamos muito que nao tenha gostado dos nossos servicos pois criamos o portal justamente para atender medicos, dentistas, psicólogos e outros profissionais de saude. Se tiver interesse, pode ver o nosso ultimo artigo do Blog que trata do relacionamento entre Medicos e Planos de Saude.

    Atenciosamente,
    Gustavo Guida Reis
    Help Saude

    ResponderExcluir
  3. Bom artigo ;) aproveito para deixar aqui um link com muita informação útil para todas as mulheres no que toca à saúde http://bit.ly/bUm0XN

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros