segunda-feira, 26 de abril de 2010

Combate a Hipertensão Arterial

Celebra-se no dia 26 de abril uma campanha que visa à prevenção e o combate à Hipertensão Arterial. Funciona como um alerta e uma conscientização da população sobre essa doença que já atinge 15 a 20 milhões de brasileiros.

Constata-se que só no Brasil, a Hipertensão Arterial mata anualmente 300 mil pessoas, 820 mortes diáriamente, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos.

O que é Hipertensão Arterial?

A pressão arterial é a força que o sangue exerce contra as paredes internas das artérias devido ao trabalho do coração ao bombear o sangue. A hipertensão ocorre quando essa tensão está aumentada nos vasos sanguíneos, danificando-os e exercendo, dessa forma, um fator de risco para acidentes cardiovasculares e outras doenças.

No Brasil, devido a grande quantidade de sal consumida, 10 a 15% da população é hipertensa. O ideal é que a pessoa ingira de 6g a 8g de sal por dia, e a ingestão de sal dos brasileiros gira em torno de 15g.

Quais são as principais Causas da Hipertensão?

  • Consumo de sal: Quanto maior o consumo de sal, maior o risco da doença.
  • Consumo de álcool e tabaco: O consumo elevado tanto do álcool, como do tabaco, está associado ao aumento do risco.
  • Obesidade: O aumento do peso também se associa ao risco de hipertensão.
  • Sedentarismo: O baixo nível de atividade física aumenta o risco da doença.
  • Histórico familiar: Se tiver parentes que tenham hipertensão, as chances de se ter a doença aumentam.
  • Estresse: Se o indivíduo levar uma vida constantemente estressado, contribui para desenvolver a doença.
Como se Prevenir?

  • Use o mínimo de sal no preparo dos alimentos, substituindo-o por temperos naturais como alho, salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho;
  • Moderar o consumo de álcool;
  • Modere o consumo de café;
  • Diminuir o consumo de bebidas açucaradas e dar preferência a adoçantes não calóricos;
  • Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras;
  • Prefira o consumo de alimentos assados, crus e grelhados. Evitar frituras;
  • Aumente o consumo de peixes (atum, salmão, cavala, arenque) e limite o consumo de carnes vermelhas;
  • Consumir diariamente alimentos fonte de Cálcio, tais como: leite desnatado, queijos magros e vegetais verdes escuros;
  • Aumente o consumo de alimentos ricos em potássio (K) e magnésio (Mg), tais como, damasco, banana, aipo, vegetais verdes, salsinha e alcachofra;

É importante destacar que a dieta é apenas uma das medidas para controle da pressão do hipertenso. Ela deve ser acompanhada da adoção de outros hábitos de vida saudável, tais como: prática de atividade física regular, abandono do tabagismo, ingestão moderada de bebidas alcoólicas e o controle do estresse.

A hipertensão é uma doença silenciosa, pois na maioria dos casos, os sintomas são comuns a outras doenças como febre, mal estar, enjôos, tonturas e dor de cabeça. Sendo assim, a única forma de saber se a pessoa apresenta o problema é medir sua pressão em exames de rotina. Então, não deixe de consultar seu cardiologista freqüentemente!

No Help Saúde estão disponíveis mais de 11 mil cardiologistas de todo Brasil. Visite o nosso site e busque o médico mais perto de você. Se você é um profissional da saúde e ainda não se cadastrou, cadastre-se e divulgue seu trabalho conosco.

sábado, 17 de abril de 2010

Dia Mundial da Hemofilia - 17 de Abril

O que é a Hemofilia?
A hemofilia é uma doença genética, que provoca um distúrbio na coagulação do sangue. Quando as pessoas se cortam e o corpo começa a sangrar, as proteínas entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia, não possuem essas proteínas e, por isso, sangram mais do que o normal.

Desde 1989, no dia 17 de abril, a Federação Mundial de Hemofilia comemora o Dia Mundial da Hemofilia. Esta data foi escolhida em homenagem a Frank Schnabel, fundador da Federação Mundial de Hemofilia, nascido neste dia.

Nesta data a Federação Brasileira de Hemofilia tem como objetivo chamar atenção para a importância dos esforços de todos na busca pelo tratamento ideal aos cidadãos hemofílicos. É importante ressaltar, principalmente, o dever dos pais na obtenção do tratamento ideal para seus filhos: a profilaxia.

O tratamento da hemofilia é feito com a reposição pela veia do fator deficiente. É importante alertar que pacientes desta doença precisam, rigorosamente, de acompanhamento médico.
No Help Saúde você encontra mais de 3.000 hematólogos de várias regiões do Brasil. Visite o nosso site e busque o médico mais perto de você. Se você é um profissional da saúde e ainda não se cadastrou, cadastre-se e divulgue seu trabalho conosco.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Entra em vigor hoje o novo código de ética médica

O novo código de ética médica que entra em vigor hoje, foi uma iniciativa dos próprios médicos e visa esclarecer e melhorar a relação com os pacientes. Este novo código é uma atualização de princípios e condutas que guiam o médico em difíceis situações de interação com o paciente.

Ao todo são 188 artigos, e dentre eles se destacam:

1- LETRA LEGÍVEL
A receita e o atestado médico têm de ser legíveis e devem ter a identificação do médico

2-DIREITO DE ESCOLHA
O médico deve apresentar todas as possibilidades terapêuticas – cientificamente reconhecidas – e aceitar a escolha do paciente

3-CONSENTIMENTO ESCLARECIDO
O paciente precisa dar o consentimento a qualquer procedimento a ser realizado, salvo em caso de risco iminente de morte

4-ABANDONO DE PACIENTE
O médico não pode abandonar seu paciente

5-PACIENTES SEM PERSPECTIVA DE CURA
O médico deve evitar procedimentos desnecessários nesses pacientes. Em caso de doenças incuráveis, deve oferecer todos os cuidados paliativos disponíveis, levando sempre em conta a opção do paciente

6-PRONTUÁRIO MÉDICO
O paciente tem direito a receber a cópia do prontuário médico

7-SEGUNDA OPINIÃO
O paciente tem direito a uma segunda opinião e a ser encaminhado a outro médico

8-ANÚNCIOS PROFISSIONAIS
É obrigatório incluir o número do CRM em anúncios dessa natureza

9-PARTICIPAÇÃO EM PROPAGANDA
O médico não pode participar de propaganda

10-RECEITA SEM EXAME
O médico não pode receitar sem ver o paciente, seja por meio de veículo de comunicação ou internet

11-RELAÇÕES COM FARMÁCIAS
O médico não pode ter relação com o comércio e a farmácia

12-SIGILO MÉDICO
O sigilo médico deve ser preservado, mesmo após a morte do paciente

13-CONDIÇÕES DE TRABALHO
O médico pode recusar a exercer medicina em locais inadequados

14-DENÚNCIA DE TORTURA
O médico é obrigado a denunciar tortura, isso vale para atendimento de possíveis vítimas de violência doméstica, por exemplo

15-DESCONTOS E CONSÓRCIOS
O médico não pode estar vinculado a cartões de descontos e consórcios, em especial na área de cirurgia plástica

16-FALTA EM PLANTÃO
Abandonar plantão é falta grave

17-MANIPULAÇÃO GENÉTICA
O médico não pode participar de manipulação genética

18-SEXAGEM
A escolha do sexo do bebê é vedada na reprodução assistida

19-MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
O paciente tem direito de decidir sobre os métodos contraceptivos que deseja usar

Fontes: G1 e Último Segundo

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Semana da Saúde

Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, estamos celebrando a Semana da Saúde. Saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença, isto é, uma pessoa saudável não é aquela que não está doente, mas a que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.

Este ano a celebração será sobre urbanização e saúde. Com a campanha "1000 cidades - 1000 vidas", cidades no mundo inteiro serão mobilizadas para promoção de eventos relacionados à saúde.


O tema escolhido para este ano tem como objetivos:

• 1000 cidades: abrir espaços públicos para a saúde através de atividades em parques, campanhas de limpeza ou fechamento de vias a veículos motorizados.

• 1000 vidas: coletar 1000 histórias de campeões de saúde urbana, que tomaram medidas com impacto significativo na saúde das suas cidades.

Clique aqui -
http://bit.ly/Dia-Mundial-da-Saude - e veja os eventos promovidos em cada uma das cidades no mundo.

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de Abril, data da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS),em 1948.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Cronograma de Vacinação (H1N1) dos Grupos Prioritários

O gráfico abaixo mostra o cronograma de vacinação contra a influenza pandêmica H1N1:

Fonte: Ministério da Saúde

Adultos de 20 a 29 anos devem se vacinar contra a gripe H1N1 a partir desta segunda-feira, 5 de abril

Começou a terceira etapa da vacinação contra a gripe H1N1. Além dos jovens de 20 a 29 anos, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos de idade e doentes crônicos também podem ser vacinados até 23 de abril.
Fonte: Ministério da Saúde

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Google anuncia compra de site buscador de saúde

O Google anunciou hoje a compra do buscador de saúde brasileiro Help Saúde. O objetivo do grupo é dar continuidade à estratégia de novas aquisições de empresas da Web e fortalecer sua presença em ferramentas de busca nos mais diversos países do mundo. Segundo Gustavo Guida, CEO do projeto, o Help Saúde (www.helpsaude.com) é uma ferramenta de busca inédita na América Latina, que reúne todos os médicos, clínicas, laboratórios e hospitais de todo o país. O valor da transação não foi revelado.