segunda-feira, 31 de maio de 2010

31 de Maio – Combate ao Tabaco

Todos os anos, com a finalidade de alertar a sociedade sobre o consumo do fumo, comemora-se no dia 31 de maio “O Dia Mundial sem Tabaco”. Este ano a mensagem da Organização Mundial de Saúde(OMS) traz em foco o tabagismo feminino, com o slogan: “Mulher, você merece algo melhor que o cigarro!”.

Cerca de 170 países membros na Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT)* lutam contra o alto índice de consumo em relação às mulheres e meninas.

As mulheres representam cerca de 20% dos fumantes no mundo, mais de um bilhão. A prevalência de fumantes masculinos chegou ao extremo, enquanto as taxas do sexo feminino estão elevando-se descontroladamente, o que justifica o foco dado pela campanha.

Só no Brasil, o cigarro é o responsável pela morte de 200 mil pessoas por ano. Atualmente, os avanços das campanhas contra o fumo e a proibição da veiculação de propagandas que incentivem o hábito estão ajudando a combater esse mal, que pode ser responsável por mais de 50 tipos de doenças.

O INCA, Instituto Nacional do Câncer, explica que a indústria do tabaco utiliza embalagens atraentes para captar novos consumidores e estimular o consumo de seus produtos entre os que já fumam, o que acaba desviando a atenção dos consumidores dos efeitos mortais e das graves doenças que o tabagismo causa à saúde.

O fumo é considerado um dos maiores problemas tanto de saúde pública como ambiental na sociedade e as consequências do uso vão muito além do seu consumo. Como se não bastasse os males trazidos para os que fumam, o cigarro também é responsável pelo desmatamento de áreas florestais para o cultivo do fumo, além de afetar as pessoas que convivem direta ou indiretamente com fumantes.

Encontre no Help Saúde um profissional especialista em Antitabagismo .


* Convenção Quadro para Controle do Tabaco é o primeiro tratado internacional da História sobre saúde pública. É uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), motivado por pelo amplo reconhecimento dos graves danos sanitários, sociais e econômicos decorrente do uso do tabaco.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Combate à Mortalidade Materna

Hoje, dia 28 de maio, é o dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. O principal objetivo da campanha é melhorar o atendimento à gestante e aos bebês de alto risco. Segundo a Organização Mundial de Saúde, Morte Materna é entendida como a morte de uma mulher durante a gestação ou até quarenta e dois dias após o término da gestação.

Desde 1948 o governo brasileiro vem elaborando pactos ou planos de ação para garantir a melhoria da qualidade de vida de mulheres e crianças, e a campanha faz parte disso. Atualmente, a mortalidade materna é considerada uma das mais graves violações dos direitos humanos das mulheres, por ser uma tragédia evitável em 92% dos casos.

No Brasil, a hipertensão, hemorragia, infecções, as doenças do aparelho circulatório e o pré-natal incompleto ou de má qualidade, são as principais características responsáveis por estas mortes.
Cerca de duas mil mulheres são vítimas de mortalidade materna por ano em nosso país. A redução deste índice ainda é um desafio para os serviços de saúde e a sociedade como um todo.
A partir disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam realizados no mínimo seis exames de pré-natal e uma consulta após o parto. Esse acompanhamento pode ser fundamental para a prevenção da morte materna, pois é quando podem ser detectados os casos de doença hipertensiva específica da gravidez, diabetes e infecções.

Embora no Brasil grande parte das gestantes faça o pré-natal, ainda falta qualidade na assistência. Este fato evidencia a importância em apoiar campanhas e dar a atenção merecida a datas como a de hoje.

É mais uma forma de garantir uma melhor qualidade de vida à população e um aumento da esperança de vida no país.

Encontre no HELP SAÚDE um profissional ou um estabelecimento para cuidar da sua saúde e de quem você ama.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Hoje, dia 26 de março, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. A campanha objetiva esclarecer dúvidas sobre a doença e alertar a população sobre seus riscos.

É de significativa importância que este tema seja debatido e bem esclarecido, uma vez que, a doença age lentamente e já é responsável por 13% da cegueira derivada de enfermidades em todo o mundo.

No Brasil, de fato, mais de 900 mil pessoas têm a doença e, no mundo, são cercas de 67 milhões de pacientes.

O glaucoma é uma doença séria e de risco. Se não tratada, pode levar à perda gradual da visão ou até a cegueira. O mais preocupante é que a maioria dos portadores de glaucoma não sabe que sofre da doença, já que normalmente a doença não apresenta sintomas.

Na maioria dos casos o Glaucoma pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo. O tratamento deve ser com colírios especiais ou com cirurgia. Ambos não melhoram os danos já existentes, mas bloqueiam o andamento da doença.

Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, 80% da cegueira do mundo é curável ou evitável. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

Em suma, a melhor forma de prevenir a perda visual ocasionada pelo glaucoma é realizar exames oftalmológicos regularmente.

Encontre no HELP SAÚDE um oftalmologista perto de você e cuide bem da saúde de seus olhos!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dia Mundial da Hepatite

Hoje, dia 19 de maio, comemora-se com atividades conjuntas em 80 países, o Dia Mundial da Hepatite. Data em que o público poderá fazer, de graça, exames preventivos e testes rápidos da doença.

O Dia Mundial da Hepatite é um projeto da World Hepatitis Alliance (WHA) e será realizado pela primeira vez esse ano. A principal proposta desta iniciativa é reunir associações de pacientes e sociedades médicas para uma campanha global a serviço da saúde pública.

A hepatite é uma doença caracterizada por uma inflamação do fígado. Hepatite A, B e C são os tipos mais comuns da doença que podem apresentar diversas causas como: as infecções por vírus, uso abusivo de álcool, de drogas, doenças hereditárias e auto-imunes.

A doença apresenta poucos sintomas que levam as pessoas a procurarem rapidamente um médico. Como por exemplo: mal-estar generalizado, dores na cabeça, cansaço fácil, urina escura, coceira no corpo, etc. As principais formas de prevenção englobam a vacinação (no caso das hepatites por vírus A e B), uso de água tratada ou fervida, uso de preservativo nas relações sexuais, não compartilhar agulhas nem seringas e cuidado ao lavar os alimentos.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que, no Brasil, uma em cada 30 pessoas pode estar infectada pelos vírus causadores das hepatites B e C. Os números, quando analisada a população mundial, são ainda piores: uma em cada 12 pessoas sofre com um desses vírus que atacam o fígado.

O agravante é o fato de ser uma doença silenciosa e, por isso, a maioria dos portadores não sabe que está doente e, conseqüentemente, não busca ajuda médica. Sem o diagnóstico e tratamento adequados, muitos casos evoluem para a insuficiência hepática, cirrose ou o câncer hepático.

Sendo assim, não deixe de fazer seus exames de rotina e de cuidar da sua saúde.

Encontre no HELP SAÚDE um médico perto de você.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Help Saúde lança Busca de Remédios

Acabamos de lançar um novo serviço para os todos pacientes que estão online: a procura por remédios. Agora, além de encontrar médicos, dentistas, clínicas e vários outros profissionais de saúde, você também encontra informações sobre medicamentos. A nova busca permite que você busque pelo nome do remédio, nome da substância, princípio ativo, ou mesmo o laboratório.

O nosso grande diferencial é a ‘busca fonética’, isto é, mesmo que você digite o nome errado, acaba encontrando o que deseja pesquisar. O benefício é realmente incrível tendo em vista que muitas vezes a grafia dos médicos é bastante difícil de desvendar.

Uma pergunta curiosa: Quem nunca perdeu a bula de um remédio? Pois é, quando isto acontecer da próxima vez você não precisa se preocupar. Clique aqui é veja como é fácil.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

12 de Maio - Dia dos Enfermeiros

Hoje, dia 12 de maio é comemorado o Dia do Enfermeiro(a) em homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna que nasceu em 12 de maio de 1820.

Não podemos deixar de parabenizar esses profissionais que vem conquistando, cada vez mais, sua importância, não só no mercado mas também na vida das pessoas. Hoje sabemos que todo hospital deve contar com um impecável corpo médico e de enfermagem. Médicos e enfermeiros trabalham lado a lado para formar uma equipe de sucesso.

A profissão, hoje regularizada, nasceu voluntária. As primeiras enfermeiras se voluntariavam para ajudar nos partos e cuidar das vítimas das guerras. Durante séculos a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

Atualmente, só no Brasil são mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem, que somam cerca de 900 mil profissionais em todo país. Essas variações de cargos fazem com que mais profissionais se juntem ao setor e a novas possibilidades de trabalho nesta área.

Visite o Help Saúde e encontre um profissional perto de você .

Se você é um enfermeiro, saiba como dilvulgar o seu serviço usando o Help Saúde.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Última etapa da campanha de vacinação contra a influenza A

O Ministério da Saúde começa nesta segunda-feira a quinta e última etapa da campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1). Até o próximo dia 21, adultos saudáveis com idade entre 30 e 39 anos devem procurar os postos de saúde .

Pessoas com mais de 60 anos com doenças crônicas também estão sendo imunizadas contra a doença nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. As etapas anteriores incluíram profissionais de saúde, indígenas, crianças entre 6 meses e 2 anos, jovens de 20 a 29 anos e gestantes.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dia mundial da Cruz Vermelha

Amanhã, dia 8 de maio, comemora-se o dia Mundial da Cruz Vermelha. A Cruz Vermelha, em definição, é uma instituição de socorro voluntária que tem por finalidade prevenir e atenuar os sofrimentos humanos. É uma entidade privada, mantida por doações de pessoas ou de empresas, e de verbas governamentais.

Atualmente, possui filiais em mais de duzentos países. A História da Cruz Vermelha Brasileira se iniciou no ano de 1908, e hoje em dia, já existem 52 filias em todo o território nacional, que contam com milhares de voluntários trabalhando em atividades administrativas.

A amplitude dos trabalhos da Cruz Vermelha vai muito além do que se imagina. A entidade atua com a distribuição de materiais médicos e hospitalares e de produtos alimentícios; visita presos nas cadeias públicas; busca a reaproximação de famílias separadas por conflitos; trabalha no combate a epidemias, além de fazer trabalhos de assistência social.

O Movimento, dentro de sua missão, é guiado pelos princípios fundamentais citados abaixo:

  • Humanidade: Busca evitar e aliviar o sofrimento humano sob qualquer circunstância. Procura não só proteger a vida e a saúde, como também fazer respeitar o ser humano. Promove a compreensão mútua, a amizade, a cooperação e a paz duradoura entre todos os povos.
  • Imparcialidade: A Cruz Vermelha não faz nenhuma discriminação de nacionalidade, raça, religião, condição social ou opinião política.
  • Neutralidade: A fim de merecer a confiança de todos, a Cruz Vermelha abstém-se de tomar partido em hostilidades ou de participar, em qualquer tempo, de controvérsias de natureza política, racial, religiosa ou ideológica.
  • Independência: A Cruz Vermelha é independente. As Sociedades Nacionais, auxiliares dos poderes públicos em suas atividades humanitárias devem manter sua autonomia.
  • Voluntariado: A Cruz Vermelha é uma instituição voluntária de socorros sem nenhuma finalidade lucrativa.
  • Unidade: Só pode existir uma única Sociedade de Cruz Vermelha em cada país. Ela está aberta a todos e exerce sua ação humanitária em todo o território do mesmo.
  • Universalidade: A Cruz Vermelha é uma instituição mundial, na qual todas as Sociedades têm iguais direitos e dividem iguais responsabilidades e deveres, ajudando-se mutuamente.

É importante certificar que todas as pessoas tenham consciência da importância que esta instituição, que há mais de 100 anos se dedica em melhorar a vida das pessoas, tem em nossa sociedade.

Visite o site da Cruz Vermelha e se informe como se tornar um voluntário ou fazer doações.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum

Neste sábado, 8 de Maio, acontece a 12ª edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, contra a gripe comum. O lançamento da ação acontece nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Nessas regiões, até 21 de maio, todas as pessoas maiores de 60 anos devem se imunizar contra o vírus, tal como ocorre todos os anos.

Já nas regiões Norte e Sul, a vacinação de pessoas acima de 60 anos começou em 24 de abril e termina neste fim de semana.

É importante lembrar que os idosos portadores de doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe H1N1. Ou seja, recebem a dose contra gripe comum em um braço e contra a H1N1 em outro.

Para mais informações visite o portal do Ministério da Saúde.

7 de Maio - Dia do Oftamologista

Amanha, dia 7 de maio é o Dia do Oftalmologista. Não podemos deixar de parabenizar esta profissão que vem sendo, cada vez mais, valorizada no Brasil. Inclusive, atualmente, já são constatados mais de 11 mil profissionais no país.

Segundo fontes de saúde, anualmente são realizadas anualmente mais de 1 milhão de cirurgias, mais de 10 milhões de consultas e mais de 300 mil adaptações de lentes de contato.

FIQUE DE OLHO: Alguns exames periódicos podem evitar até 70% dos casos de cegueira e que a correção de pequenas perdas visuais pode evitar muitos e graves problemas no futuro.

ATENÇÃO: É comum, muitas pessoas confundirem os termos oculista e oftalmologista. O oftalmologista é o médico especialista da visão, já o oculista é o profissional responsável da ótica, portanto, este não pode prescrever receitas médicas, apenas interpretá-las e orientar o cliente.

Encontre no Help Saúde um oftamologista perto de você.

PARABÉNS A TODOS OS OFTALMOLOGISTAS!