sexta-feira, 30 de julho de 2010

Será que o uso de redutor gástrico será expandido também para adolescentes obesos?

O órgão americano responsável por administrar medicamentos e alimentos (FDA) vem considerando a possibilidade de ampliar as cirurgias de estômago com o uso de um redutor para adolescentes de 14 a 17 anos. Atualmente, o procedimento é aconselhado para redução de peso entre adultos obesos que tenham a partir de 18 anos. Porém, recentemente, um estudo feito mostrou que a operação gástrica, com o chamado “Lap-Band”, obteve também sucesso em adolescentes que sofrem com a obesidade.

Recentemente, o risco de morte de um adulto em uma cirurgia de redução de peso, caiu 1%. Porém, nos adolescentes é difícil estimar, uma vez que, os estudos nestes ainda são raros e difíceis de comparar.
Ainda neste ano, uma clínica de testes publicou no “Journal of America Medical Association” que a cirurgia de estômago traz resultados mais eficazes em pacientes entre 14-17 anos do que seguir apenas dietas e exercícios. Por outro lado, pesquisadores de uma universidade do México, de Bristol e do Instituto Nacional de Saúde, defenderam que essa cirurgia só deve ser feita com o máximo de cuidado e apenas em pessoas realmente obesas que já tenham tentado outros tipos de alternativas para emagrecer.

Como um adolescente de 14 anos possui um histórico muito pequeno de tentativas através de dietas, exercícios e adequação de hábitos saudáveis, pais e médicos devem ser cuidadosos e analisar cautelosamente, os pros e os contras quando optarem solucionar a obesidade de seus filhos através de um mecanismo tão radical e delicado.

Se você estiver considerando fazer uma cirurgia bariátrica, consulte um especialista e veja quais são os riscos, vantagens e as opções mais adequadas pra você.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Estudo: Vacina Aumenta Sobrevida de Homens com Câncer Avançado de Próstata

Estudo revela que uma nova vacina contra o câncer de próstata aumenta a sobrevida de pacientes com tumores em estado de metástase e já resistentes ao tratamento hormonal convencional.

Em pacientes que não estão fazendo nenhum tratamento, a vacina chamada Provenge (sipuleucel-T), aumentou a sobrevida de pacientes em quatro meses e se provou menos tóxico do que a quimioterapia.

Provenge é uma vacina terapêutica e não preventiva e administrada em três doses intravenosas durante um período de 2 semanas. Ela é feita através das células brancas do sangue do paciente. Uma vez removidas do paciente, as células são tratadas com a droga e depois colocadas novamente no paciente. Estas células tratadas desencadeiam uma resposta do sistema imunológico que por sua vez matam as células cancerígenas deixando as células saudáveis ilesas.

Responsáveis pelo estudo acreditam que se a vacina fosse usada em pacientes onde a doença não estivesse tão grave, a sobrevida seria ainda mais longa. Teoricamente se você pega uma pessoa menos doente e estimula o seu sistema imunológico, o efeito pode ser bem mais profundo. No entanto ainda não existem fatos que comprovem esta suposição, disse o responsável pelo estudo.
Este novo estudo foi publicado na edição de 29 de Julho do New England Journal of Medicine. E é apenas um primeiro passo para tratamentos de câncer com imunoterapia.

Fonte: HealthDay.com

Se você precisa de mais informações sobre Câncer de Próstata, consulte um oncologista.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pouca Interação Social é tão prejudicial quanto Obesidade, Fumo e Inatividade

Um novo estudo Americano sugere que as interações sociais sejam consideradas um fator importante quando falamos de longevidade. É revelado que pouca interação social é tão prejudicial quanto alcoolismo e tabagismo, tem um impacto maior do que a falta de exercício e é duas vezes pior do que obesidade.

A idéia de que a falta de interação social é um fator de risco para saúde ainda não é propriamente reconhecido pelas organizações de saúde e pelo público em geral. No entanto, autores da pesquisa acreditam que relações sociais devam ser adicionadas a lista de fatores que impactam nas chances da pessoa viver ou morrer.

O estudo examinou a freqüência de interações humanas e acompanhou a saúde de seus participantes por um período de sete anos e meio. Se o estudo também tivesse contemplado a qualidade dos relacionamentos os autores acreditam que o impacto na probabilidade de viver poderia ser maior que 50%.

Nós, seres humanos, somos animais sociais, no entanto vivemos cada vez mais sozinhos. As pessoas vivem longe das famílias, muitas vezes em outro estado ou até fora do país. Adiamos ter filhos e por aí vai...

Interessante, não?

Continue visitando o Blog Help Saúde para ficar inteirado da últimas notícias e novidades sobre a sua Saúde.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Carinho Marterno Ajuda Bebês a se Tornarem Adultos Menos Estressados

Estudo descobre relação entre atenção materna e personalidade da criança muitos anos depois.

Pesquisa feita por pesquisadores de uma universidade americana indica que quanto mais a mãe demonstra carinho e afeto a seu filho quando pequeno, menos ansiedade, hostilidade e problemas emocionais a criança terá, evitando que esses sentimentos reflitam em sua personalidade adulta.

Os resultados da pesquisa feita entre 482 crianças de oito meses até adultos de 34 anos, demonstram que o carinho materno em uma idade muito jovem, tem um papel fundamental quanto à saúde mental e emocional deste quando adulto. Esse afeto contribui para a formação de um emocional estável e seguro.

Entre as mães analisadas, 10% dão a seus filhos o considerado baixo nível de afeto, enquanto 85% dão a quantidade considerada normal de carinho, e apenas 6% demonstrou dar a atenção e o carinho considerado alto pelos pesquisadores.

Analisando o afeto maternal durante a infância com o estado emocional dos adultos, o pesquisador Maselko, de uma Universidade na Carolina do norte, junto a outros pesquisadores, relatou que as crianças que tinham sido expostas a mais afeição tinham os mais baixos níveis de ansiedade, hostilidade e estresse quando adultos.

Os pesquisadores, por fim, concluíram que os resultados comprovam que quando mais carinho e atenção são dados aos filhos quando pequenos maiores serão os benefícios para os mesmos anos depois. A atenção e o carinho materno têm longos efeitos positivos para a saúde mental na idade adulta. O afeto materno pode permitir e promover o desenvolvimento pessoal, além de aprimorar laços emocionais, que ajudam a criança a desenvolver relações sociais - considerada a chave para lidar com o estresse, a ansiedade geral e, também, para a obtenção uma boa qualidade de vida.

Se você tem filhos, não deixe de levá-los ao Pediatra. No Help Saúde você encontra um profissional perto de você.

Fonte: HealthDay.com

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Aniversário de criação do Ministério da Saúde

Dia 25 de julho foi comemorado a criação do Ministério da Saúde. Em definição, trata-se de um ministério do governo do Brasil criado em 25 de julho de 1953 como Ministério da Educação e Saúde. Atualmente, é dividido em três órgãos: Saúde e Educação e Cultura.

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

É função do ministério dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro.

Embora a história da Saúde Pública Brasileira tenha início em 1808, o Ministério da Saúde só veio a ser instituído em 1953. A partir da sua criação, o Ministério passou a encarregar-se, especificamente, das atividades até então de responsabilidade do Departamento Nacional de Saúde (DNS).

Ao longo destes quase cinqüenta anos de existência, o Ministério da Saúde passou por diversas reformas na estrutura. Destaca-se a reforma de 1974, na qual as Secretarias de Saúde e de Assistência Médica foram englobadas, passando a constituir a Secretaria Nacional de Saúde, para reforçar o conceito de que não existia dicotomia entre Saúde Pública e Assistência Médica.

Durante todos estes anos, o Ministério da Saúde sempre foi claro e coerente quanto à sua missão: promover a saúde da população mediante a integração e a construção de parcerias com os órgãos federais, as unidades da Federação, os municípios, a iniciativa privada e a sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania.

Um dos serviços prestados pelo Ministério da Saúde é a consulta de profissionais e estabelecientos através do CNES - o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
Procurando prestar um serviço completo para todos os internautas brasileiros, o Help Saúde disponibiliza todos os cadastrados no CNES de maneira fácil e acessível em www.helpsaude.com.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Gel Vaginal reduz risco de contaminação por HIV

De acordo com um estudo apresentado esta semana na Conferência Internacional de AIDS em Vienna, um gel vaginal pode diminuir em mais de 50% o risco de infecção pelo vírus HIV, se aplicado consistentemente antes e depois do ato sexual.

O gel contém “tenovir”, uma droga usada no tratamento da Aids.

Segundo Dr. Salim S. Abdool Karim, co-autor da pesquisa, se a população geral usasse o gel da mesma maneira como se foi observado no estudo, o gel poderia evitar 1,3 milhões de infecções nos próximos 20 anos.

Os resultados são bastante animadores porém o Gel ainda precisa ser mais estudado e passar pelo processo de aprovação. É esperado que o produto só estará disponível no mercado em 1 ou 2 anos.

Mulheres representam a maioria dos novos casos de infecção por HIV no mundo todo e com isso existe a necessidade urgente de um método para que elas possam proteger-se da infecção. O estudo também constatou que os microbicidas reduziu significantemente o risco de transmissão do herpes genital [HSV-2], que é mais um facilitador da transmissão do HIV.

Se você está preocupado com a possibilidade de ter contraido uma doença infecciosa procure um médico agora mesmo. No Help Saúde você encontra um profissional perto de você.

Fonte: HealthDay.com

Resultado Pesquisa com Profissionais de Saúde

Em Maio deste ano realizamos uma pesquisa com o objetivo de saber o que os nossos profissionais de saúde gostariam de melhorar no serviço prestado pelo Help Saúde. Em anexo você encontra os resultados desta pesquisa.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Ranking dos Planos de Saúde

A ANS divulgou um ranking com a colocação de 1.480 planos de saúde. Aproximadamente metade deles, que atendem 22,7% dos contribuintes (9 milhões de pessoas) foram considerados ruins.

As operadoras são avaliadas por meio do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). Esse índice varia de zero a um (0 - 1), sendo que 50% desse valor é dado pelo Índice de Desempenho da Atenção à Saúde (IDAS); 30% pelo Índice de Desempenho Econômico-financeiro (IDEF); 10% pelo Índice de Desempenho de Estrutura e Operação (IDEO) e 10% pelo Índice de Desempenho da Satisfação dos Beneficiários (IDSB).

Nesta avaliação, referente ao ano de 2008, o resultado do desempenho das operadoras é mostrado pelo IDSS, em cinco faixas de valores: 0,00 a 0,19; 0,20 a 0,39; 0,40 a 0,59; 0,60 a 0,79; 0,80 a 1,00.

Veja abaixo a lista com as principais operadoras de saúde e seus respectivos índices.

NOME ÍNDICE
ALLIANZ SAÚDE S/A 0,60 a 0,79
AMIL PLANOS POR ADMINISTRAÇÃO LTDA 0,40 a 0,59
BRADESCO SAÚDE S/A 0,60 a 0,79
BRASILSAUDE COMPANHIA DE SEGUROS 0,60 a 0,79
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 0,20 a 0,39
CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL 0,60 a 0,79
CIA. VALE DO RIO DOCE S/A 0,40 a 0,59
CAPESESP 0,60 a 0,79
EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS 0,60 a 0,79
AMICO SAÚDE LTDA 0,40 a 0,59
FUNDAÇÃO ELETROBRÁS DE SEGURIDADE SOCIAL - ELETROS 0,40 a 0,59
EXCELSIOR MED LTDA. 0,40 a 0,59
FUNDAÇÃO CESP 0,60 a 0,79
GEAP FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL 0,40 a 0,59
FUNDAÇÃO CESP 0,60 a 0,79
FUNDAÇÃO SAÚDE ITAÚ 0,20 a 0,39
GAMA SAUDE LTDA. 0,40 a 0,59
MARÍTIMA SAÚDE SEGUROS S/A 0,60 a 0,79
GOLDEN CROSS ASSISTENCIA INTERNACIONAL DE SAUDE LTDA 0,60 a 0,79
INTERMÉDICA SISTEMA DE SAÚDE S/A 0,60 a 0,79
MEDIAL SAÚDE S/A. 0,60 a 0,79
MEDISERVICE ADMINISTRADORA DE PLANOS DE SAÚDE S/A 0,60 a 0,79
NOTRE DAME SEGURADORA S/A 0,60 a 0,79
OMINT SERVIÇOS DE SAÚDE LTDA. 0,60 a 0,79
PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A. 0,40 a 0,59
PORTO SEGURO - SEGURO SAÚDE S/A 0,60 a 0,79
SUL AMERICA COMPANHIA DE SEGURO SAÚDE 0,60 a 0,79
UNIBANCO AIG SAÚDE SEGURADORA S/A 0,60 a 0,79
UNIMED SEGUROS SAÚDE S/A 0,60 a 0,79
UNIMED BH COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO LTDA. 0,60 a 0,79
UNIMED-RIO COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO DO RIO DE JANEIRO 0,60 a 0,79
UNIMED DO ESTADO DO PARANÁ FEDERAÇÃO ESTADUAL DAS COOPERATIVAS 0,80 a 1,00
UNIMED DE LONDRINA COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO 0,60 a 0,79
UNIMED DO ESTADO DE SP - FEDERAÇÃO ESTADUAL DAS COOP. MÉDICAS 0,60 a 0,79
UNIMED PORTO ALEGRE SOCIEDADE COOP.DE TRAB.MÉDICO LTDA 0,60 a 0,79


No site da ANS, é possível pesquisar pelo CNPJ ou Razão Social do plano para ver sua avaliação.

links: Relatório completo (formato pdf), ANS

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Nova Pílula para Perder Peso

Segundo relatórios de pesquisas internacionais uma nova pílula chamada “Lorcaserin” (nome em inglês) é promessa de perda de peso. Este medicamento ainda está sob aprovação do Departamento Americano FDA, e sua grande vantagem é o fato de ter efeitos colaterais mínimos.

A pílula age sobre a serotonina, que é associada a sentimentos de bem-estar e saciedade. Segundo pesquisadores ela aparentemente não aumenta a pressão sanguínea ou causa quaisquer problemas cardíacos.

No estudo da droga para o tratamento de obesidade os pacientes tiveram uma boa perda de peso e a droga foi extremamente bem tolerada, afirmou o pesquisador Dr. Steven Smith.
“Lorcaserin” é uma entre 3 medicamentos contra a obesidade que estão sendo avaliados pelo FDA.

Aqui no Brasil , mais de mais de 38 milhões de pessoas estão acima do peso e desse total, em torno de 10 milhões são considerados obesos. Segundo o estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em conjunto com o Ministério da Saúde o número de obesos está ultrapassando o de desnutridos e, que sem uma urgente reeducação alimentar, no futuro, poderemos ser conhecidos como o país dos gordinhos.

Fonte: HealthDay.com, IBGE

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ranking de Saúde na Internet [Ibope/ NetRatings jun/2010]

Acabou de sair o ranking do Ibope de junho de 2010. Nele, o Help Saúde consta como o 10º maior site de Saúde do Brasil, pelo segundo mês consecutivo. Se desconsiderarmos portais e duas lojas que não deveriam estar ali no ranking, estamos em 5º!

Pos.
Posição certa
Site/ Portal
Visitantes Únicos
1

UOL Ciência e Saúde
   2.194
2

Terra Health
   2.002
3
1
Minhavida
   1.545
4

Abril Saúde Fitness
e Bem-estar
   1.319
5
2
Bulas.Med.Br
      879
6
3
Medicinanet.com.br
      741
7

AumentoNatural.com.br
      658
8

corpoperfeito.com.br
      592
9
4
Dra Shirley de Campos
      501
10
5
Help Saúde
      464
Fonte: Ibope/ NetRatings (jun/2010)

Nossa posição foi uma conquista porque desde o mês de maio o Google vem promovendo uma limpa no seu índice de busca, penalizando sites de cauda longa como o nosso. Isso impactou vários sites com índices grandes como o nosso.

Nossa meta é ser o primeiro site de saúde segundo o Ibope, tirando os portais, até o final do ano! Será que conseguimos?

Fique de olho na sua Saúde Ocular

Neste último dia 10 de julho comemorou-se o Dia Mundial da Saúde Ocular. A data não foi estabelecida apenas para lembrar-nos dos avanços da oftalmologia, mas também chamar a atenção para os cuidados que se deve ter com a visão. É basicamente mais uma data instituída para alertar a população sobre os benefícios das práticas preventivas.

Visitas periódicas ao oftalmologista devem fazer sempre parte da agenda de qualquer pessoa. Através de exame clínico e testes complementares como aferição da pressão intraocular, medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer alterações que requeiram tratamento médico, pode-se prevenir complicações que levam à cegueira.

O assunto torna-se mais relevante ainda, uma vez que, muitas pessoas têm problemas de visão e não sabem. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 314 milhões de pessoas em todo o mundo têm algum tipo de deficiência visual, sendo que 45 milhões deles são cegos. Além disso, 75% dos casos poderiam ser evitados ou curados.

Como o primeiro estágio de muitas doenças é pouco perceptível, os exames periódicos são fundamentais para evitar qualquer perda visual. Por outro lado, a falta de acompanhamento médico pode agravar até problemas mais simples.

No Brasil, ainda falta informação para grande parte da sociedade, que costuma procurar assistência quando a doença já está em um nível alto de desenvolvimento. Até uma conjuntivite mal tratada, por exemplo, pode gerar complicações mais sérias e causar até perda total da visão.

Visitas anuais ao oftalmologista fazem a diferença. É através do exame clínico e de testes complementares que se verificam eventuais alterações. Na infância, a atenção não deve ser minimizada. Os cuidados iniciam-se na gestação, pois durante sua formação a criança pode ter a visão afetada por uma série de fatores e toda criança deve realizar sua primeira consulta oftamológica entre dois e três anos de idade, mesmo que não apresente sintomas.

Fique de olho na sua saúde. Encontre no Help Saúde um oftalmologista perto de você.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Vacina BCG

Comemora-se no dia 1º de julho o “Dia da Vacina BCG”. Criada em 1921, a BCG ou Bacilo de Calmette e Guérin é a única vacina contra a tuberculose utilizada para imunizar crianças e adultos. O fato de existir uma data comemorativa para a vacina já demonstra tamanha a sua importância para a Saúde Pública.

A vacina atua contra a tuberculose. A tuberculose ataca os pulmões e é transmitida de pessoa para pessoa através da tosse, espirro e fala. Ao ser expelido no ambiente, o bacilo causador pode permanecer em suspensão por horas, facilitando a contaminação.

Todos os anos 60 milhões de pessoas são infectadas. Os sintomas mais comuns são: febre alta, perda do apetite, emagrecimento, tosse por mais de quinze dias seguidos, dificuldade de respirar e cansaço. Embora, atualmente, esta doença seja tratável, ainda mata anualmente 2.5 milhões de pessoas.

Desde a década de 50, houve enorme avanço no controle e tratamento da tuberculose. Mesmo assim, a doença continua sendo um sério problema de Saúde Pública, não só entre os países em desenvolvimento, mas também nos países desenvolvidos.

Há países onde a BCG é adotada como política nacional obrigatória por lei, para quase 100% da população, enquanto em outros países é praticamente desconhecida pelo público, impopular e quase tabu entre a classe médica. Apesar de introduzida há mais de meio século e realizadas cerca de um bilhão de vacinações em todo o mundo.

O Ministério da Saúde no Brasil recomenda que a primeira vacinação da BCG aconteça a partir do primeiro mês de vida, logo após o nascimento do bebê. A dose de reforço acontece após os 10 anos de idade. As reações previsíveis são as erupções avermelhadas na pele. Em alguns casos, pode deixar uma pequena cicatriz.

De algumas décadas pra cá, o programa de combate às doenças fica a cargo do Ministério da Saúde, através de vários programas que atendem o país. Em nosso país existe o Programa Nacional de Imunizações. Constam nesse programa, além da BGC contra a tuberculose, a Tríplice contra a coqueluche, difteria e tétano, a vacina contra o sarampo e a vacina contra a poliomielite.

Em termos de saúde pública, o programa brasileiro é um sucesso e seus resultados são considerados maravilhosos. Com ele doenças como as citadas acima já praticamente foram erradicadas em nosso país. Por isso, é importante continuarmos apoiando este tipo de campanha que ajuda muito a melhorar a qualidade de vida da população.

Encontre no Help Saúde um pediatra ou um posto de saúde e mantenha a sua carteira de vacinação em dia.