terça-feira, 30 de novembro de 2010

Celebridades desconectam em prol do Combate ao HIV

Famosos internacionais como Lady Gaga, Justin Timberlake e Usher estão desconectando do Twitter e Facebook com objetivo de arrecadar doações para a instituição de caridade da cantora Alicia Keys. A campanha chama-se “Digital Life Sacrifice” ("Sacrifício da vida digital") e pretende arrecadar fundos nesta quarta feira – Dia Mundial da Aids – para famílias afetadas tanto na África quanto na Índia.

As celebridades retornam ao mundo online quando o projeto arrecadar US$ 1 milhão. Entre os participantes estão também Hudson, Elijah Wood, Janelle Monae e Serena Williams. Eles gravaram vídeos de seu “último tweet”, e vão aparecer em anúncios nos quais aparecem em caixões, representando sua “morte digital”. A intenção da campanha é chocar para fazer as pessoas pensarem sobre o assunto.

No Brasil, quinze jovens soropositivos e 12 artistas vão protagonizar a campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids 2010. A campanha tem como público primordial os jovens de 15 a 24 anos. Essa escolha foi feita ao se levarem em consideração dados comportamentais como o maior número de parceiros casuais dos jovens em relação aos não-jovens e o elevado índice de jovens (40%) que declaram não usar preservativo em todas as relações sexuais.

Os objetivos da campanha são desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/aids e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção. Para isso, o tema da campanha será: “O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/aids”.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Como conquistar mais pacientes


Novas funcionalidades do plano Premium aumentam a exposição e a credibilidade dos profissionais da área de saúde
O Help Saúde (www.helpsaude.com), primeiro buscador por profissionais e serviços da área de saúde no Brasil, acaba de lançar a versão Premium do site.  Agora, todos os profissionais da área de saúde podem criar um perfil com referências completas ou deixar o conteúdo mais atualizado. As principais novidades do plano Premium permitem acrescentar as experiências profissionais, fotos do consultório, postar links externos e outras funcionalidades que vão incrementar a página do profissional.
A nova versão dá mais credibilidade aos prestadores de serviço e destaca ainda mais o perfil do profissional já cadastrado no Help Saúde.  Agora, quem contratar os serviços Premium terá destaque nas buscas realizadas e também em outras páginas, além de ter a página pessoal livre de links para as páginas de outros profissionais.  A ideia é fazer com que os prestadores tenham maior exposição, alavancando as visitas em suas páginas e, conseqüentemente, aumentando o número de consultas marcadas no final de cada mês.
A inclusão do histórico e experiência profissional é outra funcionalidade disponível, cujo objetivo é aumentar a confiança no trabalho do profissional. O lançamento da versão Premium é uma resposta ao interesse que os profissionais demonstraram pela divulgação online, comprovada por meio de uma pesquisa realizada na área de saúde recentemente pelo próprio HS.  Mais de 90% dos entrevistados pelo portal acham que sites como o Help Saúde aumentam a exposição dos serviços oferecidos.
A versão completa do novo portal se dará em etapas. O CEO do Help Saúde, Gustavo Guida, adianta que os próximos avanços da versão Premium vão trazer ferramentas de gerenciamento adequadas a cada perfil. “Ofereceremos em breve mais vantagens, como a indicação de colegas e a disponibilização de relatórios gerenciais,  com gráficos e informações de acesso da página do profissional, explica.
O modelo de negócios do Help Saúde segue o conceito Freemium, no qual alguns serviços oferecidos são totalmente gratuitos.  Os profissionais de saúde podem se cadastrar no portal e editarem gratuitamente as suas informações sempre que necessário. A diferença para o plano Premium baseia-se na quantidade de informações na página profissional e no grande fluxo de visitantes que será levado para as páginas dos assinantes.
Este é um serviço que também irá favorecer bastante a todos pacientes que fazem buscas no Help Saúde. Eles passam a ter acesso a informações que não conheciam, como o currículo e a formação acadêmica. Esses detalhes aumentam a confiança no prestador de serviço e ajudam o usuário a escolher o profissional com mais segurança.  A idéia é disponibilizar para o paciente mais informações, tornando o processo de escolha de qualquer prestador de saúde mais eficiente.
Hoje o Help Saúde é o único serviço que agrega todos os médicos, dentistas e clínicas do país e conta com 1 milhão de visitas mensais. Esses expressivo volume de pacientes consulta o serviço buscando por informações e fazem do Help Saúde um dos maiores  sites do segmento no Brasil, de acordo com o Ibope.

Mitos e Verdades sobre o Câncer: Aprenda medidas simples para se prevenir desta doença


Dia 27 de novembro é o Dia Nacional de combate ao Câncer. Esta data foi instituída pela Portaria do Ministério da Saúde de 1988, e tem como objetivo mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra a doença.

O câncer pode afetar pessoas de todas as idades, mas o risco de contraí-lo aumenta com o acréscimo da idade. O câncer é responsável por cerca de 13% de todas as mortes no mundo, sendo que aqueles que atingem o pulmão, estômago, fígado, cólon e mama são os mais perigosos.

Ao contrário do dizem, o câncer não é só uma doença hereditária. Ele é resultado da interação de fatores ambientais e genéticos do indivíduo. Só 10% dos tumores malignos são considerados hereditários.

Segundo o INCA, 80% dos casos de câncer estão relacionados ao estilo de vida adotado e as mudanças provocadas no meio ambiente pelo homem. Estes fatores de risco são o tabagismo, alcoolismo, excesso de medicamentos, exposição a radiações, má alimentação, destruição da camada de ozônio e poluição do ar.

MITOS E REALIDADES

- De acordo com a ANVISA, não existem dados científicos que comprovem que os antitranspirantes ou que o aspartame (componente usado nos adoçantes) gere câncer.

- A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), a Agência de Proteção Ambiental (EPA) e a Associação de Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA) comprovaram o potencial cancerígeno do formol.

O QUE FAZER PARA SE PREVENIR

- Mulheres entre 25 e 59 anos precisam realizar exames preventivos anualmente

- Mulheres acima dos 40 anos precisam fazer exame clínico das mamas

- Homens entre 50 e 70 anos devem fazer investigação do câncer de próstata

- Todos acima de 50 anos devem realizar exame de sangue oculto nas fezes

- Não Fumar

- Ter uma alimentação saudável

- Fazer atividade física

- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas

- Evitar muita exposição ao sol

- Realizar diariamente a higiene bucal.

Mesmo levando uma vida saudável é importante visitar o seu médico regularmente. Encontre um profissional aqui no Help Saúde.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Doe Sangue, Salve Vidas

Doar sangue é um procedimento simples, rápido e seguro. No dia 25 de novembro é comemorado o dia internacional do doador de sangue. Este dia foi feito para conscientização da importância deste gesto.

Esta pequena contribuição pode salvar vidas. O banco de sangue é essencial para o funcionamento de um hospital, pois com este fornecimento regular é possível realizar todos os procedimentos médicos que precisam de transfusão, como cirurgias de urgência, queimaduras e atendimento de hemofílicos. Para cada cirurgia de adulto são necessários pelo menos três bolsas de sangue, enquanto um transplante de coração exige pelo menos 20 bolsas.

Todos podem ser voluntários sem qualquer risco ou prejuízo a saúde. Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, e evitar alimentos gordurosos até 4 horas antes do procedimento.

Só não podem doar sangue pessoas que fizeram cirurgias recentemente, ingeriram bebidas alcoólicas nas 24hrs antes da doação, usuários de drogas injetáveis, portadores de doenças infectocontagiosas ou que fizeram piercing, tatuagem e acupuntura em menos de um ano. Estão incluídos também nestes casos mulheres que estão grávidas, amamentam, ou tem menos três meses que passaram por um aborto ou parto.

Para você doar sangue é só procurar no Help Saúde por postos do Hemocentro no seu estado.

Seja solidário, doe sangue.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Brasileiro quer usar a internet para escolher profissional de saúde confiável

Há uns meses atrás fizemos um estudo com 400 brasileiros e descobrimos que existe a carência de um serviço que informe um pouco mais sobre os profissionais de saúde. A verdade é que todos nós queremos e precisamos saber um pouco mais sobre as pessoas a quem dedicamos as nossas vidas. Adoraríamos saber sobre a experiência profissional e os casos de sucesso do velho médico da família, assim como seria ótimo descobrir sobre a educação e os artigos escritos por aquele profissional indicado por um parente ou amigo.

Vamos contar um pouco sobre os detalhes do nosso estudo. Quando perguntamos como é feita a escolha de um profissional a resposta não foi surpreendente. Do total de entrevistados, 66% seguem as dicas dos familiares e dos amigos mais próximos; 41% dizem dar mais credibilidade quando a indicação é feita por alguém de confiança; e, ainda no campo tradicional das indicações, 30% deles disseram que ter conhecimento de casos bem-sucedidos é um fator decisivo na hora da escolha.

Quando questionamos sobre a utilidade de um portal onde fosse possível verificar a formação acadêmica, a experiência profissional, os artigos produzidos, os depoimentos e as recomendações de terceiros, 84% respondeu que seria muito útil ter esse local à disposição. Todos entrevistados já utilizam a internet como fonte de pesquisas para essa finalidade, mas disseram sentir falta de um portal que reunisse esses dados de maneira coordenada e simples.

Essa resposta, dentre muitas outras do questionário, revela que há uma demanda latente por informação organizada e de qualidade. Para se ter uma ideia, 91% dos entrevistados disseram que recomendariam os serviços de um buscador de saúde para os seus médicos, dentistas e outros profissionais da área que tivessem contato.

Além de mostrar uma tendência no comportamento dos brasileiros, os dados dessa pesquisa abrem caminho para novos negócios na Web na área de saúde.

Mas qual o melhor dessa história?

Ah! Ficamos felizes em te contar que o Help Saúde está caminhando cada vez mais próximo para atender as suas necessidades. Nós já temos mais de 1 milhão de prestadores listados em nosso portal e estamos trabalhando para que todos eles comecem a contar um pouco mais sobre a sua vida profissional.

Você vai adorar, temos certeza. Em breve, muito em breve....

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Procura por cirurgia plástica aumenta perto do verão


Nos últimos 5 anos o número de homens que fizeram cirurgia plástica aumentou em 30%.

Só em 2009 foram 120.000 procedimentos, isto é, 12% do total de cirurgias. Nós sabemos que os brasileiros e brasileiras são super, híper vaidosos. E com a chegada do verão todos querem estar em sua melhor forma.

No Help Saúde a procura por Cirurgia Plástica aumentou exponencialmente no mês de novembro. Com o clima quente chegando, estes cirurgiões foram os 6ºs mais visitados em todo o Brasil!!!

Só não esqueça de que para manter a forma é preciso de uma alimentação balanceada e exercício físico frequente.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Brasil - 30 milhões de fumantes


Segundo a Organização Mundial da Saúde, fumar é uma das principais causas de morte que poderia ser evitada. Infelizmente no Brasil, estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo. Nós temos cerca de 30 milhões de fumantes, ao passo que no Planeta Terra encontramos 1,3 bilhões de pessoas que usam o tabaco.

Hoje, dia 16 de novembro, comemora-se o dia nacional do “Não Fumante”. Nesta data, é importante ressaltar as vantagens de ficarmos bem longe deste vício.

São mais de 50 doenças relacionadas ao consumo de cigarro. Entre elas estão: problemas cardíacos, câncer de pulmão, de boca e de faringe. Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam um maior risco de adoecer com câncer de pulmão, infarto, derrame cerebral, bronquite crônica e enfisema pulmonar.

Segundo uma pesquisa realizada em 20 países, o brasileiro é o que mais se arrepende de ter começado a fumar, com 91%. Entre os fumantes brasileiros do estudo internacional, 63% apóiam campanhas e leis contra o fumo e 82% relatam que o fumo já lhes causou algum problema de saúde.

Se você quiser parar de fumar, procure ajuda. Se o fumo está te trazendo problemas de saúde, procure ajuda. Veja aqui a lista de profissionais e estabelecimentos de saúde para ajudá-lo a abandonar o vício.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Diabetes - Será que você é um dos 250 milhões de pessoas que sofrem dessa condição?

Dia 14 de novembro, é o Dia Mundial do Diabetes. Este dia é comemorado em mais de 140 países, por iniciativa da Federação Internacional de Diabetes, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Sociedade Brasileira de Diabetes está apoiando a campanha mundial e divulgando ações e atividades que acontecem pelo Brasil. O tema deste ano é “Educar para Prevenir”.

O objetivo desta campanha é mostrar a importância da educação para a prevenção e o monitoramento do diabetes e de suas complicações. Assim aumenta a conscientização dos sinais do diabetes, promovendo ações que incentivem o diagnóstico precoce.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, mais de 250 milhões de pessoas no mundo tem diabetes hoje, e cerca de 50% dos portadores de diabetes não sabem que possuem a doença. Por isso o paciente deve sempre procurar o médico, como prevenção ou para tratamento.

Quem tem diabetes pode ter qualidade de vida, sobretudo quando o diagnóstico é feito precocemente e são mantidos hábitos como a alimentação saudável, prática de exercícios e evitar o estresse. Os principais sintomas da doença são cansaço, muita sede e fome, grande volume de urina, perda de peso e visão turva.

Para o tratamento da doença é extremamente importante a educação do paciente. Acompanhamento médico é absolutamente necessário para reduzir os riscos das complicações em longo prazo.

Importante você saber que estas datas foram criadas principalmente para a conscientização de todos sobre o assunto. Não temos como fazer um check-up em você, mas facilitamos a sua vida lembrando que é importante cuidar da sua saúde ;-)

Precisa de um médico perto da sua casa e que atenda o seu plano de saúde? Encontre aqui.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Números mostram que Mulheres se cuidam. E os Homens?

As mulheres cuidam mais da saúde que os homens. Elas se alimentam melhor, fumam menos e procuram mais os serviços médicos para exames preventivos. Isso foi comprovado ano passado por pesquisa feita pelo Ministério da Saúde. De acordo com a pesquisa, as mulheres vivem 7 anos mais que os homens, estão presentes em 54% das consultas médicas e apresentam menos resistência para internações em clínicas e hospitais.

As pesquisas revelam que o homem é o oposto da mulher, pois a maioria deles se considera imune às doenças, priorizando os prazeres da vida em detrimento à saúde. Para evitar essa desigualdade o Ministério da Saúde lançou o programa de Saúde do Homem em 2009.

A campanha pretende aumentar o número de homens, da faixa etária de 20 a 59 anos, que procuram serviços de saúde pelo menos uma vez ao ano. Assim, eles passariam a encarar consultas e exames preventivos como algo natural e diminuiria futuros problemas de saúde. Os homens só procuram o médico quando são levados pela esposa ou entre os 60 anos quando já estão com algum problema de saúde.

De acordo com os dados de navegação no Help Saúde, é possível confirmar que de fato as mulheres são quem mais procuram cuidados médicos.

Desde a criação do Help Saúde, a especialidade mais procurada por internautas são Ginecologistas e Obstetras. Pediatras, especialidade normalmente procurada pelas mães, são os 4º procurados nos meses de Setembro e Outubro. Já urologistas, médicos especializados na saúde masculina, estão em 15º lugar.

Homens do Brasil, vocês precisam se cuidar! Com o Help Saúde você consegue encontrar um especialista bem perto de você. Conveniência e rapidez a um clique de distância.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Superbactéria: Help Saúde confirma constatação da ANVISA

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou recentemente a nova regulamentação da venda de antibióticos. A partir de 28 de novembro as farmácias só poderão vender antibióticos caso o consumidor apresente receita médica.

As novas regras foram definidas após o surto da “superbactéria” conhecida como KPC, que é resistente a quase todos os antibióticos. As causas do surto da KPC estão sendo investigadas. No entanto, a principal hipótese é o uso incorreto dos antibióticos.

A medida da ANVISA irá evitar, através da diminuição da automedicação, que outros microorganismos sejam multi- resistentes. No Help Saúde, os antibióticos são o terceiro tipo de remédios mais procurados, sendo a Amoxilina a substância mais buscada entre os antibióticos.

Para evitar o surgimento de “superbactérias”, pacientes precisam modificar alguns hábitos, como por exemplo: interromper o tratamento ou tomar remédios de forma diferente da sugerida pelo profissional de saúde. Mais importante, é preciso sempre procurar um médico antes de iniciar um tratamento.

No Help Saúde, você encontra todos os profissionais e clínicas do Brasil. Para encontrar alguém que atenda suas necessidades, basta usar a nossa busca. Você pode procurar pelo plano de saúde, pelo nome, cidade ou especialidade. Seja consciente na hora de cuidar da sua saúde, não se automedique.

Fundador do Help Saúde participa de palestra com empreendedores do Vale do Silício

FGV - Rio de Janeiro (11/11/2010 - 18:00)

Fui chamado para participar de uma mesa redonda com empreendedores de sucesso do Vale do Silício. Acho que o papo vai ser muito interessante! 

Será dia 11/11, quinta-feira, às 18:00 no auditório da FGV do Rio (Praia de Botafogo, 190 – Auditório do 12º andar).

A entrada é franca e quem tiver interesse de ir, basta enviar um email para  eventos.dint@fgv.br