Pular para o conteúdo principal

Vantagens dos Tratamentos com Implantes Dentários

Há mais de 30 anos, o uso de implantes dentários e próteses é uma excelente forma de solucionar a falta de dentes e problemas de mastigação. Implantes são raízes artificiais instaladas por processo cirúrgico, muito simples, rápido e indolor, no osso maxilar para substituir um ou mais dentes perdidos. Este processo envolve duas etapas: a primeira, uma etapa cirúrgica, onde são instalados os implantes que substituirão as raízes naturais dos dentes e a segunda etapa, a etapa protética, onde serão instaladas as próteses dentárias, ou seja, os dentes artificiais que ocuparão o lugar dos dentes naturais ausentes ou deteriorados.










Em geral, leva-se de 3 a 6 meses para que o implante cicatrize, antes da colocação do dente definitivo. Neste período de cicatrização, o paciente utiliza uma prótese provisória fixa ou removível. Uma vez que o implante esteja consolidado ao osso, a união pode ser considerada praticamente permanente. Os implantes podem ser utilizados para fixar coroas em porcelana unitárias, próteses fixas parciais ou de todos os dentes e ainda dentaduras. Com a popularização dos implantes, os tratamentos que antes tinham custo elevado hoje em dia se tornaram muito mais viáveis.

Implante Unitário


Quando existe um dente ausente, a melhor opção para repô-lo é por meio de um implante dentário. O implante apresenta diversas vantagens em relação às demais alternativas de tratamento, entre elas:

• Os dentes vizinhos permanecem intactos

• O dente é preso somente no implante o que possibilita a utilização do fio dental como em um dente natural

• Resultados estéticos e funcionais excelentes

• Rapidez e praticidade no tratamento pois as peças utilizadas são pré-fabricadas

• Não sofre de doenças como cáries e infiltrações

• Em alguns casos é possível instalar um dente provisório logo em seguida da colocação do implante

• A instalação de um implante paralisa o processo de atrofia óssea que ocorre em regiões desdentadas

Sequência de tratamento com implante unitário:
























Implantes Múltiplos


Quando existem vários dentes ausentes, a capacidade de mastigação pode estar muito comprometida, assim como a estética do sorriso. Neste caso, a melhor opção é utilizar vários implantes dentários. A instalação dos implantes deve ocorrer o mais rápido possível para evitar que o processo de atrofia óssea ocorra nas regiões desdentadas.

O implante apresenta diversas vantagens em relação às demais alternativas de tratamento, entre elas:

• Os dentes vizinhos permanecem intactos

• A prótese é fixa sobre os implantes o que propicia resultados estéticos e de mastigação excelentes

• Rapidez e praticidade no tratamento pois as peças utilizadas são pré-fabricadas (6 sessões)

• Não sofre de doenças como cáries e infiltrações

Sequência de tratamento para prótese fixa sobre implante:












O paciente tem a ausência dos últimos dentes da arcada inferior direita. A melhor alternativa é utilizar uma prótese fixa sobre Implantes. Os implantes são instalados em uma única sessão, em um procedimento rápido e simples. A Prótese cerâmica é instalada após o período de cicatrização após 3 a 6 meses. A Nova prótese vai suportar a mesma força de mastigação que seus dentes naturais. Você terá uma solução estável e segura que permitirá a você comer tudo o que quiser.

Arcada Completa

A perda de todos os dentes afeta a qualidade de vida de uma pessoa e muitas vezes a sua auto-estima, pois a estética do sorriso pode estar muito comprometida. A capacidade de mastigação promovida pelas próteses convencionais é normalmente insatisfatória. Neste caso, a melhor opção é utilizar vários implantes dentários que ajudam a fixar a prótese.

A instalação dos implantes deve ocorrer o mais rápido possível para evitar que o processo de atrofia óssea ocorra nas regiões desdentadas. Antes da invenção dos implantes, não havia solução para os casos onde ocorrera perda óssea excessiva, o que impossibilitava a fixação de próteses. Eram os pacientes chamados de "inválidos orais". Atualmente, este panorama mudou pois os implantes permitem que utilizemos próteses fixas de todos os dentes, que permitem a mastigação de todos os tipos de alimentos, com confiança, de forma altamente estética e duradoura. É a chamada terceira dentição.

TODOS OS DENTES EM UM SÓ DIA!

Devido aos avanços científicos, hoje é possível, em casos selecionados, entrar no consultório sem dentes e sair no final do dia com todos os dentes fixos sobre os implantes. Essa tecnologia, conhecida como Carga Imediata, proporciona uma grande satisfação aos pacientes devido aos rápidos resultados.

Sequência de tratamento com implante para arcada completa:
























Outros tipos de Prótese – suas funções e desvantagens comparadas aos Implantes


- Próteses Fixas, Próteses Removíveis, Próteses Adesivas

Atualmente há três alternativas para a colocação de implantes. Veja abaixo:











1. Prótese Fixa: Em relação aos implantes apresenta como desvantagens a continuidade da atrofia óssea na região desdentada e a necessidade de desgastar os dentes saudáveis para apoiar a prótese.

2. Prótese Adesiva: Em relação aos implantes apresenta como desvantagens a continuidade da atrofia óssea na região desdentada, porém não é necessário desgastar os dentes vizinhos. Por ser feita de porcelana, tem um bom aspecto estético mas possui durabilidade muito curta e rapidamente se destaca. Pode ser utilizada como uma prótese provisória antes da confecção do implante.

3. Prótese Removível: Não é considerada uma solução permanente, pois é instável e pouco firme, o que afeta a mastigação e o conforto. Este tipo de prótese é feito de um plástico rígido. É de confecção rápida e barata, podendo ser utilizada como uma prótese provisória antes da confecção do implante.



Abraços Dr. Marcel Amaral Prado





Se você é profissional de saúde e gostaria de colaborar com o nosso blog envie um email para renata@helpsaude.com

Comentários

  1. Gostei muito da matéria, gostaria de ver mais a respeito, explicações referente a idade dos implantados, preparação para esse tipo de cirurgia, medicamentos necessários a serem tomados, a média de custo,tempo de recuperação, tempo a ser colocado os implantes, tipo de profissionais, visto que no momento o mercado está saturado de clinicas especializada em transplantes e com facilidades exageradas de pagamento etc. Conheço pessoas que pagaram um valor identico a compra de um aptº e/ou de um carro, se uma mulher que extraiu todos os dentes superiores aos 20 anos e tendo 6 inferiores na boca pode implantar depois de passado 45 anos, se possível? quais os riscos?
    Parabéns pela matéria.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Todos nós já ouvimos falar sobre doenças sexualmente transmissíveis , sabemos que é um problema alarmante, por isso é sempre bom manter os olhos abertos e se cuidar, afinal de contas nos dias de hoje, com tanta informação e métodos para prevenção não podemos dar chance ao azar. As DST’s são variadas , citaremos algumas e falaremos um pouco de cada para deixar você leitor a par de cada uma delas. AIDS (HIV) – A Aids é a doença sexualmente transmissível mais conhecida e também a mais preocupante . Até hoje não foi descoberta a cura para este vírus, apenas medicamentos para controlá-lo. Os sintomas variam, alguns deles: forte febre, diarréia, feridas na pele; Sífilis – É uma doença que se caracteriza por lesões na pele e mucosas. 60% dos casos acontecem nos homens e a sífilis se não for tratada pode causar a morte . Gonorréia – Sintomas da gonorréia são ardência ao urinar e febre baixa. O combate vem com a higiene adequada ao local e uso de medicamentos. A gonorréia precisa s