terça-feira, 29 de março de 2011

Apneia pode levar homens mais vezes ao banheiro durante a noite

Especialistas defendem que médicos devem ter isso em conta se o paciente relata que acorda muito para ir ao banheiro

Um estudo israelense mostrou que a apneia pode ser a causa oculta que interrompe o sono masculino para ir ao banheiro ao longo da noite.

A pesquisa comparou dois grupos de homens, entre os 55 e os 75 anos de idade. O primeiro, com diagnóstico de hiperplasia benigna de próstata (HBP) e pelo menos um episódio de urinação noturna, e o grupo controle, sem diagnóstico do problema e com um ou nenhum episódio de urinação durante a noite.

Os pesquisadores israelenses constataram que 57,8% dos homens do primeiro grupo poderiam sofrer de apnéia obstrutiva do sono, possível causa das interrupções que, até então, acreditava-se serem causadas pela noctúria – necessidade de esvaziar a bexiga durante o sono.

Roncos, sonolência diurna e pausas na respiração – que acabam acordando o indivíduo – são as principais características da apneia obstrutiva do sono.

Conduzido na Ben-Gurion University, de Israel, o estudo foi publicado na edição de março e abril do periódico Journal of the American Board of Family Medicine.

“Se a noctúria grave em pacientes de HBP é, na verdade, um transtorno de sono pré-existente, eles agora podem ser tratados para ajudar a melhorar a qualidade de vida nesse quesito”, disse Howard Tandeter, pesquisador do departamento de medicina familiar da universidade israelense.

Tandeter recomenda que os médicos fiquem atentos a pacientes de HBP que acordam frequentemente durante a noite para urinar, pois a apneia pode ser a causa do problema, que deve ser tratado.

Ele explica: “Mesmo entre os homens com condições de saúde que justificam a noctúria, os transtornos de sono podem ainda ser a principal causa da necessidade de despertar durante a noite. Portanto, deve-se levar em conta o diagnóstico deste tipo de problema sempre que o paciente relatar a necessidade frequente de urinar durante a noite. Este é um problema que tem tratamento”.

Fonte: IG


Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário