quarta-feira, 13 de abril de 2011

Hemofilia no tom da vida

É possível viver bem. Cultive esta ideia!

O Dia Mundial da Hemofilia é celebrado em 17 de abril e, no Brasil, a Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) mobilizará todas as 24 associações de pacientes filiadas e realizará ações em 14 estados, com o apoio da Bayer HealthCare. Com o tema “Hemofilia no Tom da Vida”, as ações têm o objetivo de esclarecer a população sobre a hemofilia e conscientizar sobre a importância do tratamento adequado. Você também pode disseminar essas informações entre amigos e familiares para que todos saibam que as pessoas com hemofilia podem ter qualidade de vida e ser totalmente ativas. Cultive e compartilhe esta ideia!

O tratamento profilático ou preventivo é o recomendado pela Federação Mundial de Hemofilia e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das principais medidas disponíveis para garantir a integridade física, psíquica e social das pessoas com hemofilia. No Brasil, que ocupa a terceira posição mundial em número de diagnósticos, com cerca de 10 mil* pacientes, o tratamento oferecido à maioria ainda é feito por demanda, ou seja, apenas quando ocorrem episódios de hemorragia. Isso traz complicações irreversíveis, como o comprometimento das articulações, que pode levar a limitações físicas.

No Dia Mundial da Hemofilia, a FBH pretende alertar para as dificuldades desnecessárias pelas quais as pessoas com hemofilia ainda passam no Brasil e evitar que as crianças que nascem com esse transtorno da coagulação corram o risco de se tornarem deficientes. O tratamento preventivo desde a infância garante às crianças a inserção social e as condições necessárias para seu desenvolvimento integral, com liberdade e dignidade, conforme está estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente.

*Dados do Ministério da Saúde


Fonte: Hemofilia Brasil.


Temas relacionados no Help Saúde: Hematologista, Clínica Geral


Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário