terça-feira, 12 de abril de 2011

Stress a grande patologia do século

Stress é mais do que uma reação a um ambiente pressionado. É uma alteração global de nosso organismo para se adaptar a uma situação nova ou às mudanças de um modo geral que provoca um desequilíbrio entre o corpo e a mente, afetando os mecanismos de defesa natural, que passa a não responder de forma competente, aumentando assim a possibilidade de sofrer doenças especialmente cardíacas e arteriais, podendo levar a transtornos mentais, erupções da pele,alteração de certas glândulas interna, como a tireóide, anormalidades menstruais ,impotência e desinteresse pela atividade sexual (baixa de libido).

O stress é um mecanismo normal, necessário e benéfico ao organismo, pois faz com que o ser humano fique mais atento e sensível diante das situações de perigo ou de dificuldade, além de fazer com que o organismo todo se esforce no sentido de vencer obstáculos e situações. Dessa forma funciona como um mecanismo de sobrevivência e adaptação, necessário para estimular o organismo e melhorar sua atuação diante de circunstâncias novas.

Geralmente os sintomas manifestam-se com a combinação de vários fatores como, ameaças súbitas, incêndios, explosões acidentes, torturas, detenções, seqüestros, violência urbana diária, desequilíbrio dos mecanismos de defesa individuais,acidentes, lesões corporais, sensação de insegurança que se instala nas pessoas, perda da estabilidade econômica, como ser demitido. Dificuldades sexuais, doenças prolongadas, mudanças imprevistas, aquisição de dívidas e de compromissos difíceis de honrar e conflitos permanentes.

Felizmente existem terapias medicamentosas que ajudam a reorganizar o sistema nervosos desses pacientes, aconselhamentos, consultas com médicos (psiquiatras), psicólogos, terapeutas holísticos e grupos de apoio que estão destribuidos por varias instituições religiosas e em alguns hospitais da rede pública.

Fonte: Silvia Regina Gomes Ramos Gonçalves. Profissional de psicologia cadastrada no Help Saúde.


Temas relacionados: Psicologia, Psicoterapia


Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário