segunda-feira, 2 de maio de 2011

1° de Maio - Dia do Trabalho

Dia 1° de Maio é o Dia do Trabalho e o blog do site Help Saúde não deixaria essa data passar em branco. E aproveita para prestar uma homenagem aos profissionais da área da Medicina do Trabalho ou Medicina Ocupacional, uma área que poucos conhecem e nós vamos ter o prazer de explicar como ela começou e suas principais funções.

A Medicina do Trabalho enquanto especialidade médica surgiu na Inglaterra na segunda metade do século XIX, com a Revolução Industrial, quando todos os trabalhadores eram escravizados chegando a trabalhar até 18 horas por dia e sem os direitos que a hoje em dia a CLT exige que os empregadores cumpram. Com isso os donos das fábricas perceberam que seus empregados não estavam dando conta e estavam cada dia mais fatigados. Quando um dia um dos donos dessas fábricas promoveu uma intervenção: seus subordinados passariam por um tratamento especializado e logo depois contratando um médico para exercer tal função. Em 1830 surgiu o primeiro profissional da Medicina do Trabalho.

Hoje em dia as principais funções da área são avaliar a capacidade do candidato para realizar um determinado trabalho e avaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador fica exposto. A Medicina Ocupacional vem crescendo muito atualmente dando origem a muitas empresas especializadas na área e assim se tornando um mercado muito promissor.

Fonte: Editoria Help Saúde


Temas relacionados no Help Saúde: Medicina do Trabalho

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário