sexta-feira, 13 de maio de 2011

12 de Maio - Dia do Enfermeiro

Dia 12 de Maio se comemora o dia de um profissional muito especial que dedica muitas noites de sonho perdidas cuidando do próximo. O significado da palavra Enfermeiro tem a solidariedade como característica principal: “nutrix”, que significa Mãe, e do verbo “nutrire”, que tem como significados criar e nutrir. Vindas do latim essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE que, traduzida para o português, significa Enfermeira ou Enfermeiro.

Esta data tem uma razão, foi o nascimento de umas primeiras enfermeiras que existiu: Florence Nightingale, nascida em Florença, na Itália. A pioneira nasceu em uma família rica e bem relacionada, mas a herdeira já mostrava traços de uma personalidade forte e decidiu mesmo indo contra os preceitos da época , de esposa submissa ao marido , que dedicaria sua vida a caridade e assim encontrando seu caminho na enfermagem.

A moça se dedicou particularmente aos cuidados dos pobres e indigentes, como no caso em que defendeu a morte de um mendigo numa enfermaria de Londres tornando o caso um escândalo público e mais tarde se tornando a principal defensora de melhoria nos tratamentos médicos.

Atualmente existe a Medalha Florence Nightingale para homenagear enfermeiros e auxiliares de enfermagem que se destacaram em tempos de paz ou guerra por sua coragem e devoção excepcionais aos feridos, doentes ou deficientes e seus serviços exemplares ou o espírito pioneiro e criativo nas áreas de saúde pública.

O Help Saúde utiliza seu blog para fazer uma pequena homenagem aos profissionais da Enfermagem.


Fonte: Editoria Help Saúde.

Temas relacionados no Help Saúde: Enfermeiro

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário