quarta-feira, 15 de junho de 2011

Campanha contra Poliomielite – 18 de junho até 13 de agosto

A campanha nacional contra a Poliomielite será realizada entre os dias 18 de junho e 13 de agosto. A meta da campanha é imunizar 95% das 13,44 milhões de crianças de 0 a 5 anos no Brasil. Durante os dias de vacinação serão disponibilizados 115 mil postos de saúde no país inteiro para a aplicação das duas doses da vacina. Os postos ficaram abertos de 8h às 17h.

O que é a Poliomielite?

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus). A contaminação se dá principalmente por via oral e, na maioria das vezes, não é letal. Em geral, o doente adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

Brasil sem Poliomielite

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite.
No entanto, segundo a pasta, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação. A doença ainda é comum em alguns países africanos e asiáticos.

Neste ano a campanha oferecerá também a segunda dose de vacinação contra a gripe influenza, para as crianças que ainda não tomaram a vacina. Dessa maneira, elas estarão protegidas das duas doenças: Gripe Influenza e Poliomielite.


Fonte: Editoria Help Saúde

Temas relacionados no Help Saúde: Infectologia

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário