terça-feira, 14 de junho de 2011

Dia 14 de junho – Dia Mundial do Doador de Sangue



No Dia Mundial do Doador de Sangue o blog do Help Saúde tem o objetivo de enfatizar a importância das doações e as principais razões que levam as pessoas a doarem sangue.

Antes de tudo é preciso entender que o sangue é um material orgânico, não é sintético. Apenas o corpo humano pode produzi-lo, por isso a necessidade da boa vontade e da solidariedade das pessoas para ajudar a salvar outras vidas.


Foto:Salvatore Di Nolfi/AP Photo
A população brasileira ainda tem o pensamento errôneo de que devem doar sangue apenas quando acontece uma catástrofe ou quando um parente está enfermo. Esse pensamento precisa ser descartado, pois o sangue não sobra. É utilizado no dia seguinte da doação, depois de uma série de testes, para salvar a vida de outra pessoa. É preciso doar porque os hospitais grandes, onde são tratados todos os tipos de pacientes, necessitam de sangue disponível em qualidade e quantidade adequada. Se não houver sangue num hospital, as cirurgias serão canceladas. Pacientes submetidos a cirurgias cardíacas, transplantes de rins, de fígado e de medula óssea entre outras, necessitam muito de sangue e de plaquetas. Se o doente fizer quimioterapia, por exemplo, e não receber o suporte da transfusão, poderá não superar o tratamento.

O apelo do blog do Help Saúde é que as pessoas entendam que devem doar sangue não somente porque os estoques estão acabando, e sim para manter os estoques em níveis adequados para o primeiro atendimento em casos de imprevisto.

Para os interessados em doar viste Hemo Centro ou em Postos de Coleta da sua cidade e faça a sua doação. Lembrando que as doações podem ser feitas periodicamente: de três em três meses em homens e as mulheres de dois em dois meses.


Fonte: Editoria Help Saúde

Links relacionados: 14 de Junho - Dia Mundial do Doador de Sangue

Temas relacionados no Help Saúde: Hematologista

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário