segunda-feira, 4 de julho de 2011

Guia Help Saúde > Família >Outras Doenças de Inverno


Além de gripes e resfriados existem outras doenças muito comuns no inverno. O Guia Help Saúde vai mostrar os principais sintomas e tratamentos para ajudar as pessoas que sofrem com elas nesse período do ano:

A Asma acontece devido à inflamação, inchaço e estreitamento dos brônquios, dificultando a passagem do ar. A asma é considerada uma doença inflamatória, com vários fatores desencadeantes, como substâncias ou produtos que irritam as vias aéreas, infecções viraise até atividade física intensa. Seus principais sintomas são tosse, o chiado na respiração, a falta de ar e a sensação de aperto no peito. As crises tendem a piorar no inverno se tornando mais intensos e demorados, podendo até se tornarem contínuos.

Dicas do Help Saúde: Consultas freqüentes com seu pneumologista, usar corretamente os medicamentos nos momentos de crise e também os preventivos. Exercícios supervisionados e evitar lugares muito fechados também são atitudes aconselháveis para o asmático.

A Bronquite é facilmente confundida com a asma, pois também é uma inflamação dos brônquios e bronquíolos, que provoca um inchaço na mucosa e dificulta a passagem de ar. Por isso produz-se um chiado à inspiração e expiração que são característicos da doença. Os sintomas mais comuns da bronquite são a tosse e a produção crônica de secreção.

Dicas do Help Saúde: Consultas freqüentes com seu pneumologista, evitar contato com cigarro, poluição e inalação de gases tóxicos e usar corretamente os remédios indicados pelo seu médico. E importante cuidar da bronquite para que ela não se torne crônica; a bronquite crônica se caracteriza por expectoração em pelo menos três meses por ano, em dois anos consecutivos.

A Rinite Alérgica é normalmente causada depois do contato com poeira, mofo, cheiros fortes, produtos químicos, cigarro, mudanças de temperatura e umidade. O quadro de rinite tem evolução crônica, com períodos de melhora e piora. Os sintomas são coriza, espirros (principalmente pela manhã), coceira no nariz e até mesmo obstrução nasal.

Dicas do Help Saúde: Uso de antialérgicos, corticosteróides e lavagem nasal com soro fisiológicos podem melhorar a qualidade de vida do alérgico. Porém algumas simples atitudes podem melhorar ainda mais o quadro de rinite alérgica como: manter a casa sempre limpa livre de poeira, evitar acúmulo de objetos (principalmente no quarto de dormir) e deixar os ambientes abertos e para que a luz solar entre neles o máximo possível.

A Pneumonia tem origem a partir de infecções virais, bacterianas ou alérgicas. A metade dos quadros de pneumonia é causada por vírus que ataca o aparelho respiratório superior causando um processo inflamatório e o espaço ocupado pelo ar é preenchido por líquido e pus. Dessa maneira o oxigênio encontra dificuldade em atingir o sangue e dependendo da gravidade, a pneumonia pode causar falta de ar. Seus principais sintomas são febre alta, a tosse com fortes dores no peito, catarro e dificuldades para respirar.

Dicas do Help Saúde: Uso de antibiótico caso a pneumonia for bacteriana, além da medicação existe também a fisioterapia respiratória que pode auxiliar o tratamento através de exercícios para expelir o muco dos pulmões e assim agilizando o tratamento. Vacinas contra a influenza também podem ser utilizadas para prevenir a pneumonia principalmente em grupos de risco como pessoas idosas e imunodeficientes.


Fonte: Editoria Help Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário