quinta-feira, 7 de julho de 2011

Guia Help Saúde > Infantojuvenil > Saúde Bucal


A saúde bucal ensinada no início da vida garante uma menor chance de doenças orais no futuro. Por isso o Help Saúde dá dicas de como desenvolver o hábito da higiene nos seus filhos desde pequenos.

Para motivá-los é interessante você escovar os dentes na frente de seus filhos e comprar escovas infantis com cores diferentes para despertar o interesse deles.

É fundamental cuidar desde os de leite, nos bebês os dentes devem ser limpos com gaze, ou fralda úmida, embebida de soro fisiológico. Não esfregue, pois os resíduos de leite materno equilibram a flora da cavidade bucal da criança. Escove sem pasta de dente ou com pouca pasta.
Quando estiverem mais crescidos é necessário que escovem a língua e usem o fio dental. Hoje em dia existem escovas pequenas que encaixam no dedo da mãe ou do pai para auxiliar na escovação dos pequenos.

Os pais precisam ficar de olho, pois aos seis anos nascem os primeiros molares permanentes. Ficar atento na escovação é muito importante, pois as crianças ainda estão desenvolvendo sua capacidade motora e não sabem fazer a higiene adequada sozinhas. É importante também ficar atento quanto à ingestão de pasta de dente.

A partir dos 12 anos, a crianças já devem escovar os dentes como adulto, pois ela já é capaz de fazer movimentos circulatórios, por dentro e por fora dos dentes.Também é importante a escovação da língua e o uso do fio dental.

Algumas crianças tem dificuldades na hora de escovar a língua, mas já existem escovas especiais que facilitam a tarefa. Enquanto ao fio dental, talvez seja preciso a ajuda dos pais. O fio dental completa a higienização dentária removendo resíduos entre os dentes que só ele consegue. A sujeita que fica entre os dentes é a base para a formação da placa bacteriana que gera a cárie e o tártaro. Os fios com flúor são os mais recomendados e devem ser utilizados ao menos uma vez ao dia, de preferência na última escovação.

Visitar o dentista regularmente também deve ser um hábito a ser adquirido pelas crianças e dessa maneira preservando a saúde bucal delas.


Procure por um dentista em qualquer lugar do Brasil no Help Saúde.

Fonte: Editoria Help Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário