sexta-feira, 29 de julho de 2011

Guia Help Saúde > Urgência > Hemorragia Nasal


A hemorragia nasal é algo mais comum do que muitos pensam. Existem muitas causas para esse sangramento: irritações na mucosa do nariz, espirros freqüentes, gripes e exposição prolongada ao sol ou ambientes muito quentes. Mas a hemorragia nasal também pode ocorrer devido ao aumento da pressão sanguínea, funcionando como um sinal de alerta para algo mais sério.

Paciência, calma e pequenas ações bastam para resolver esse problema que em geral pode ser tratado em casa mesmo (se não há história de hipertensão arterial, por exemplo). Mas é sempre bom procurar atendimento médico para avaliação da causa.


Dicas do Guia Help Saúde para evitar sangramentos nasais:


-Não assoe o nariz violentamente.

- Não fume.

- Evite traumas faciais, utilizando proteção adequada na prática dos chamados “esportes radicais”, como ciclismo, motociclismo, skatismo e luta livre.

-Utilize umidificador (aparelho para tornar o ar mais úmido) se o clima estiver demasiadamente seco.

- Se você for hipertenso: mantenha a pressão arterial controlada.


Dicas do Help Saúde para caso ocorra o sangramento:


- Se a hemorragia acontecer com uma criança procure demonstrar calma e segurança, na maioria das vezes esses sangramentos podem estancar com medidas caseiras.

-Tenha calma, pois mesmo as hemorragias mais sérias são tratadas com procedimentos simples.

- Mantenha a cabeça levemente inclinada para trás e respire pela boca.

- Comprima a parte da frente do nariz por cerca de 5 minutos e, ao mesmo tempo, aplique uma bolsa gelada sobre o dorso nasal.

- Caso o sangramento continue, mantenha a compressão por mais 10 minutos e, depois, observe se o sangramento parou. Se continuar procure atendimento médico.


Procure por um clínico geral em qualquer lugar do Brasil no Help Saúde.

Fonte: Editoria Help Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário