segunda-feira, 11 de julho de 2011

O método SODIS

A água pode ser desinfetada e dessa maneira se tornar própria para consumo através dos raios solares. A desinfecção solar da água ou SODIS (a sigla, em inglês, para “Solar Water Disinfection”) oferece uma solução para prevenir a diarréia, uma das maiores causas de morte nos países em desenvolvimento.

Água limpa para beber em seis horas

O método SODIS é o ideal para o tratamento da água em países em desenvolvimento. Para realizar esse processo é preciso apenas luz solar e garrafas pets. Como ele funciona? Coloque a água nas garrafas pets limpas e deixa no sol por seis horas. O raio UV-A da luz do sol mata germes como viroses, bactérias e parasitas. O método também funciona quando as temperaturas do ar e da água estão baixas.

As pessoas podem usar o método SODIS para tratar sua água. O método é muito simples e sua aplicação é segura. É adequado para tratar quantidades relativamente pequenas de água.

A pesquisa

Muitos estudos científicos confirmam a efetividade do método SODIS. O processo mata os germes que estão na água e até mesmo se confirmou a melhora da saúde da população. A pesquisa sobre as estratégias de treinamento deu uma visão de quais métodos são mais adequados. E também foi provado que o uso de garrafas PET no SODIS método é inofensivo.

Reconhecimento Internacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS), a UNICEF e a Cruz Vermelha recomenda o uso do método SODIS como uma maneira de tratar a água potável nos países em desenvolvimento.

“O processo solar de tratar a água é um exemplo de mais uma medida de baixo impacto que requer pouco capital de investimento dos seus usuário e portanto apropriada para os mais pobres.” OMS, 2007

“A UNICEF promove uma variedade de métodos de tratamento como de filtração, o SODIS e a cloração caseira. Todos esses processos são de baixo custo, eficazes e podem ser realizados em casa.”UNICEF, 2009

Prêmio da Cruz Vermelha, 2006: “O júri considera a SODIS uma forma impressionante de contribuir pelo um meio mais simples de se fazer o abastecimento de água melhor e mais seguro e com isso diminuindo a incidência da diarréia e outras doenças e assim a mortalidade em países em desenvolvimento.” Cruz Vermelha, 2006

Fonte: SODIS

Temas relacionados no Help Saúde: Médico, Imunologista

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário