segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Dia do Pais - Dicas de saúde para os pais

Para homenagear os pais, o Help Saúde desenvolveu a Semana do Dia dos Pais no blog. Serão publicações com temas relacionados à vaidade masculina, paternidade, doenças mais comuns em homens e também a atitude esperada dos pais no pós-parto.

Com o passar dos anos, crescemos, deixamos de ser criança e assumimos algumas responsabilidades. E uma dessas responsabilidades é de disponibilizar um tempinho de nossas agendas para aquele que sempre cuidou de nós: o nosso pai. Nessa semana do dia dos pais aproveite sua folga para dedicar um tempo ao seu pai da melhor maneira, cuidando da saúde dele. Vá com ele a consultórios médicos das mais variadas especialidades para fazer um check-up.

Dentista

O ideal é uma visita ao dentista pelo menos uma vez ao ano para verificar se está tudo ok com os dentes, língua e gengiva. Caso seu pai fume, é preciso que ele vá mais vezes.

Oftalmologista

Para quem não usa óculos e está abaixo dos 50 anos, o recomendado é fazer um exame das vistas a cada três anos. Esse intervalo cai para dois anos se a pessoa tiver mais de 50 anos ou usar óculos. Homens que têm diabetes, hipertensão ou histórico familiar de problemas oculares devem fazer o exame anualmente.

Próstata

A partir dos 40 anos, é aconselhável fazer o exame de toque e a medição sanguínea do PSA. As pessoas da raça negra ou com um histórico familiar de problemas na próstata devem visitar com mais regularidade o seu médico de confiança.

Pressão Arterial

É um cuidado muito importante para os homens com mais de 50 anos, que precisam medir a pressão anualmente. Caso haja histórico de hipertensão, doenças cardíacas ou renais, diabetes ou se seu pai está acima do peso essa checagem deve ser mais freqüente e as consultas ao cardiologista também.

Colesterol e triglicérides

Os homens mais jovens e com boa saúde devem procurar esses testes a cada cinco anos. Esse intervalo deve ser bastante reduzido, de acordo com os médicos, para aqueles na faixa dos 40 e 60 anos, período considerado crítico. Além de realizar exames de sangue periodicamente.

Esses são os principais cuidados que o pai deve ter com sua saúde e o filho deve não só incentivar como também participar ativamente dessas intervenções ao lado de seu pai.

Procurando um prestador de saúde? Visite o Help Saúde.

Fonte:
Editoria Help Saúde.

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário