terça-feira, 27 de setembro de 2011

27 de Setembro - Dia Nacional da Doação de Órgãos

No Dia Nacional da Doação de Órgãos o HelpSaúde traz essa temática para conscientizar sobre a importância dessa decisão e explicar melhor o que se trata.

O que é transplante?

É a transferência de células, tecidos e órgãos vivos com a intenção de restituir uma função perdida. Em geral, essa transferência se dá de um indivíduo para outro. Mas também pode ser autóloga, para o mesmo indivíduo. Exemplo disso é o cultivo de pele para repor uma área queimada extensa.

Grande parte dos transplantes, realizados no Brasil são feitos a partir da doação de órgãos de indivíduos que morreram recentemente. Os transplantes vindos de um doador vivo também são realizados, mas com menor frequência. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que a doação de órgãos cresceu 16,4% este ano e que de janeiro a junho, foram realizados 2.367 transplantes de órgãos de doador falecido.

É importante discutir essa questão com seus familiares, pois segundo as leis brasileiras o transplante de um indivíduo falecido só pode ser realizado mediante autorização da família. Converse com seus familiares e manifeste a sua vontade.

Você pode doar medula óssea, rim, fígado, coração, pulmão e pâncreas, além de intestinos, córneas, pele, ossos, válvulas cardíacas e tendões.


Fonte: Editoria Help Saúde

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário