quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fobias

O que é fobia?

“ Fobia é um medo irracional, diante de uma situação ou objeto que não apresenta perigo à pessoa. Esta passa a evitar situações em que possa se defrontar com a esta situação ou objeto...” Prof. Dr. Mario Rodrigues Louzã NETO.

Assim, são popularmente chamadas de pavor ou pânico e daí a grande confusão entre fobia e pânico.

Esses medos intensos atingem quase 10% da humanidade. São pessoas que geralmente preferem restringir suas oportunidades na vida a se tratar, temendo ter que enfrentar os animais, objetos ou situações que causam as fobias.




Quais são os tipos de fobia?


Podem ser divididas em 3 tipos:

1.Agorafobia – trata-se de uma sensação profunda e urgente de desamparo, em especial em locais cheios de gente; locais aonde seja difícil uma “rota de fuga” numa situação de emergência. É comum estar presente nos pacientes que sofrem de síndrome do Pânico.

2.Fobia Social – medo intenso da exposição, de falar em público, às vezes mesmo de assinar um cheque na presença de alguém desconhecido. Pode ser confundida com timidez, com insegurança, mas cursa com sintomas físicos acentuados como palpitações, suor frio e até desmaios diante do desafio de ser avaliado por outras pessoas, por uma coletividade. Pode também apresentar esquecimento súbito e transitório, gagueira e náuseas.

3.Fobias específicas – São os medos intensos, desmedidos e resistentes a objetos, animais ou circunstâncias específicas. Cursam com atitudes de evitação e sintomas intensos de ansiedade no momento de confrontação com a origem da fobia. São exemplos: Claustrofobia (medo de estar em lugares fechados, aracnofobia (de aranhas), Acrofobia (medo de altura).

Existe tratamento?

Sim!

Trata-se as fobias associando acompanhamento psiquiátrico e psicoterapia (mais eficiente, segundo as pesquisas é a Terapia Cognitivo Comportamental). Seguindo a terapêutica dos transtornos ansiosos. No entanto, as fobias podem ser bastante resistentes ao tratamento, em especial, pela própria característica evitativa do paciente.

Gostaria de saber mais? Quer falar da sua fobia? Dos sintomas de alguém conhecido?

Escreva aqui suas dúvidas e curiosidades

Fonte: Cristiana Bardy Guida Reis. CRM: RJ 670626

Psiquiatra cadastrada no Help Saúde.

Temas relacionados no Help Saúde: Psiquiatria

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário