terça-feira, 6 de setembro de 2011

O que é Burnout?

O Burnout é um transtorno psíquico mesclado pelo esgotamento e desilusão. Pode ser desencadeado por uma exposição contínua a situações estressantes no trabalho. Um dos sintomas marcantes é o desânimo profundo que atinge pessoas que são exageradamente dedicadas ao trabalho, mas concluem que nada daquilo pelo que se dedicaram valeu a pena como desejavam.

"Tem a ver com o valor depositado no trabalho", "Quem apresenta cansaço emocional, não se envolve mais com o que faz e reduz as ambições podendo estar sofrendo do transtorno." Estas são algumas citações ditas pelos estudiosos do tema.

O diagnóstico não é fácil: a apatia gerada pelo "burn out" pode sugerir depressão ou síndrome do pânico.

Este quadro psíquico está incluído no rol dos transtornos mentais relacionados ao trabalho. Foi a terceira maior causa de afastamento de profissionais em 2009, segundo dados da Previdência Social.

Este problema de saúde está inclui algumas profissões como grupo de risco. Exemplos: médicos, professores e policiais.

Isto não significa que outros profissionais não possam ser atingidos.

A Psiquiatria Forense procura esclarecer se há relação de fato entre o adoecimento mental aqui citado e o trabalho, porque algumas situações o portador tem de fato depressão ou transtorno de pânico já citado e que manifestam no indivíduo independente do trabalho.

A Sanidade Mental comprometida ou não associada ao trabalho executado por um indivíduo é um dos focos de trabalho da Psiquiatria Forense tanto para o interesse de empregados como de empregadores, líderes sindicais e principalmente Advogados. Vida Mental Serviços Médicos presta este serviço para interessados nestes esclarecimentos.

Fonte: Hewdy Lobo Ribeiro. CRM: SP 114681

Psiquiatra cadastrado no Help Saúde.

Temas relacionados no Help Saúde: Psiquiatria

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário