terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia do Deficiente Físico - 11 de Outubro

No Dia do Deficiente Físico, 11 de Outubro, o Helpsaúde o homenageia buscando também conscientizar a sociedade, assim como os órgãos públicos no tratamento aos deficientes.

A deficiência física é quando alguma parte do corpo não funciona perfeitamente, sendo respectivamente mais comum a deficiência visual, motora, auditiva e mental. No entanto, com o passar do tempo foi se evidenciando que a deficiência consiste numa necessidade especial, pois as pessoas precisam de tratamentos diferenciados e especiais para viver com dignidade. Infelizmente não é o que acontece, visto que o mundo não esta adaptado para essas pessoas, dificultando a acessibilidade em diversos âmbitos sociais.

O deficiente físico tem o direito de inclusão social, incluindo o acesso à educação, saúde, lazer e trabalho.

Sofrem preconceitos todos os dias, mas demonstram sua garra, determinação e vontade de viver quando a cada dia enfrentam mais obstáculos, exemplo disso é o destaque para o desempenho deles em jogos paraolímpicos, participando de várias modalidades esportivas como natação, vôlei, basquete, atletismo, futebol.

Com a implantação da lei que obriga que as empresas tenham um determinado percentual de funcionários portadores de necessidades especiais, garantiu-se uma maior integração social e igualdade de oportunidades, porém as barreiras físicas e a falta de acessibilidade nas ruas, calçadas, prédios, pontos turísticos, áreas de lazer, meios de transporte e no ambiente digital ainda são muitas.


Fonte: Editoria Help Saúde

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário