quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dia do Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta - 13 de Outubro

No Dia do Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta, o HelpSaúde presta uma homenagem a esses profissionais. Como muitos sabem, esses dois profissionais cuidam da saúde e são complementares entre si, mas e suas diferenças?

A Terapia Ocupacional trabalha com atividades humanas, tratando da restauração, desenvolvimento e conservação da capacidade física ou mental do paciente, usando técnicas terapêuticas. Pode tratar de pessoas com déficits físicos, mentais (transtornos psíquicos e cognitivos) e sociais. Visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes o terapeuta ocupacional realiza as atividades mais simples do cotidiano como escovar os dentes, comer, às mais complexas como dirigir um automóvel, tudo isso com a finalidade de integrá-lo socialmente.

O trabalho do TO visa recuperar pacientes que apresentam alterações no desempenho funcional das habilidades motoras e atividades de auto-cuidado. Portanto ele auxilia com alguma incapacidade, seja através do uso de tecnologias de apoio, adaptação domiciliar ou cadeira de rodas propondo mais independência no dia a dia do paciente.

O terapeuta ocupacional é importante em asilos, creches, escolas especiais e regulares, centros de recuperação social e nutricional, hospitais clínicos, cirúrgicos e psiquiátricos, centros de dependentes químicos, entre outros.

A Fisioterapia trabalha com o bom funcionamento do corpo buscando promover, prevenir, tratar e recuperar pacientes que apresentam alterações do movimento e suas conseqüências. Foca mais no tratamento dos movimentos grosseiros, como: andar, levantar, ou seja, aquele que envolvem força.

Por trabalhar com o corpo em movimento ela envolve desde as funções de respiração até os vários sistemas do corpo. Com o também interesse de promover a independência nos movimentos do cotidiano favorecendo a locomoção, a fisioterapia usa recursos manuais e tecnológicos.


Fonte: Editoria Help Saúde

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário