sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Acupuntura Auricular

A acupuntura auricular é um método terapêutico (físico e psíquico) e de analgesia que consiste no estímulo de pontos localizados no pavilhão auricular.

Esta técnica é utilizada no tratamento de todas as enfermidades físicas e psíquicas, algias em geral, bem como para potencializar os efeitos de outros tratamentos, principalmente tratamentos pela acupuntura tradicional chinesa. Promove a melhora ou o alívio dos sintomas, podendo levar a cura.

A orelha apresenta uma inervação abundante e múltiplas conexões com o sistema nervoso, sendo assim, quando estimulado um ponto auricular ocorre à sensibilização da região correspondente do cérebro, que emite estímulo para o órgão ou a região correspondente do corpo.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o pavilhão auricular é um microssistema conectado aos canais de energia denominados meridianos principais, meridianos colaterais (secundários) e aos órgãos internos.

O efeito analgésico da acupuntura é explicado pela teoria neuro-humoral.

Os estímulos nociceptivos provocados no acuponto deflagram potenciais de ação que são transmitidos por fibras sensitivas calibrosas de condução rápida até a medula espinal onde fazem conexão com interneurônios, neurônios de segunda ordem, estabelecendo um potencial inibitório pré-sináptico sob controle central. O estímulo nociceptivo induz a liberação de endorfinas e encefalinas aos níveis medular e central, fixando-se nos receptores opiáceos impedindo a condução dos impulsos dolorosos.

No tratamento pela acupuntura auricular deve-se inicialmente fazer uma avaliação minuciosa e global do paciente, levando em consideração a queixa principal, o aspecto físico, psicológico e o funcionamento de todos os órgãos e sistemas. É fundamental o exame físico do pavilhão auricular que consiste de palpação e inspeção. Dessa forma será possível chegar ao diagnóstico correto e conseqüentemente determinar os pontos de tratamento, segundo os resultados da avaliação individual.

A estimulação no pavilhão auricular é feita através da aplicação de agulhas, esferas e/ou sementes, podendo ser complementada com outros tipos de estímulos.

A freqüência das aplicações varia de acordo com o quadro clínico do paciente, sendo em média 1 vez por semana e assim que possível o paciente deve receber alta para 15 em 15 dias, até passar para 1 vez ao mês, ficando a critério do paciente manter o tratamento ou não.

No caso de dor, as sessões devem ser mais próximas e o paciente deve referir alívio após o seu término. Esse alívio pode durar algumas horas ou ser definitivo.

Fonte: Claudinéa Guedes Yamashiro. COFFITO: SP 20332-F

Fisioterapeuta cadastrada no Help Saúde.


Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário