terça-feira, 1 de novembro de 2011

O aquecimento é importante?

Aquecer o corpo é fundamental antes de qualquer exercício, o aquecimento é indispensável, pois previne e evita lesões melhorando o desempenho e preparando o estado psíquico e físico do praticante para a atividade. Têm como objetivo aumentar a temperatura corporal e a temperatura da musculatura preparando o sistema cardiovascular e pulmonar para o exercício. Quando atingimos uma temperatura ideal ocorrem reações fisiológicas importantes para o desempenho motor utilizado para aquela atividade.

O aquecimento promove um aumento da irrigação dos tecidos, fazendo com que ocorra uma melhora nos níveis de oxigênio e substratos no músculo, otimizando assim o metabolismo que chega a ter um aumento de 13% para cada grau de temperatura; Esse aumento provoca melhorias na resistência elástica e redução da resistência de atrito fazendo com que tendões e ligamentos tornem-se mais elásticos ficando menos suscetíveis a lesões e rupturas. Além disso, aquecer o corpo aumenta a produção do líquido sinovial, o líquido responsável pela lubrificação das articulações ajudando assim em sua funcionalidade.

Alguns fatores influenciam no aquecimento, entre eles a temperatura ambiente; No caso de calor o aquecimento deve ser menos intenso e mais rápido ao contrário do frio, onde devemos tomar cuidados extras aumentando o tempo de duração; Outro fator é a idade do praticante, o aquecimento deve ser mais longo e menos intenso para pessoas com mais idade. Já com relação a pessoas com bons níveis de treinamento o aquecimento deve ser mais intenso.

Cada modalidade esportiva tem seu aquecimento específico, fica aqui a dica para alguns tipos de aquecimento:

Futebol -trote leve com deslocamento lateral, exercícios de flexão de quadril e alongamento; Musculação - aquecimento geral com ênfase no grupo muscular que será trabalhado e alongamento;
Corrida - trote leve, exercícios de coordenação e alongamento;
Importante: O aquecimento deve ser aumentado gradativamente, geralmente com exercícios aeróbios com pouca explosão muscular e deve durar entre 5 e 10 minutos.

Aquecer é o primeiro passo para realizar de maneira segura o exercício e obter melhores resultados, sem ele os riscos são grandes e os benefícios podem ficar comprometidos. Pratique o exercício com consciência, saiba respeitar as limitações e não pule etapas, só assim seus objetivos serão alcançados!

Fonte: Wilton Xavier. CREF: 06623-G/SP

Personal Trainer cadastrado no Help Saúde.


Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário