Pular para o conteúdo principal

COMERMORAR

Então chegaram as festas. É época de esquecer tudo que foi chato, triste ou difícil e comemorar!

Interessante como algumas pessoas conjugam este verbo: comermorar...

Há muito tempo atrás, as festas de fim de ano, na Europa, por exemplo, tinham um significado a mais. A refeição farta, colorida que ainda servimos, com algumas adaptações, também significava o sucesso da colheita e a sobrevivência às intempéries.

Não temos mais estes problemas, certo? A fartura agora é puro luxo. Regozijo inclusive de estarmos juntos no dia seguinte para comer as sobras, que já fazem parte do dia 26 de dezembro.

É sempre reconfortante cozinhar, servir, comer os mesmos pratos que são feitos na família há gerações. Não é exatamente uma época de surpresas, ao menos para os adultos (as crianças esperam seus presentes e geralmente nem se preocupam com a comida).

E o que pode haver de errado nisso?!

Pois é, épocas de excessos de massas, álcool e açúcar são estatisticamente momentos de picos de surgimento de diabetes tipo I ou II. Também de crises de vesícula, coma alcoólico, crises renais, intoxicações alimentares e hepatites alcoólicas surgindo até três semanas a seguir. Por que isso? Excessos, que poderíamos ter facilmente evitado.

MEDIDAS SIMPLES QUE TORNAM ESTES MOMENTOS MAIS LEVES

• Beber bastante líquido (água, sucos, água de côco, mate) no dia anterior, no dia de natal, ou ano novo e no dia seguinte;
• Caminhar ou nadar 30 minutos ao menos, nesses dias;
• Adicionar um bom prato de salada (coloque frutas frescas ou secas, também castanhas) colorida e fresca antes do prato principal;
• Tempere suas saladas com molho de iogurte ou iogurte com maionese (3 de iogurte para 1 de maionese) e use limão ou vinagre de arroz para turbinar a digestão;
• Evite abusar de álcool, escolha vinho branco e champagne ou similar;
• Imagine o que costuma servir de massa nessa refeição e corte pela metade.
• Coma sem pressa, saboreando toda explosão de sabores que só encontramos esta época do ano (boa parte dos excessos vem de não nos darmos conta do quanto estamos comendo durante a refeição).

Afinal, de onde vem toda essa euforia à mesa?

A Euforia vem de termos chegado até aqui novamente. Cada ano com conquistas e perdas, mas com a satisfação de termos retornado a este momento. Estão todos em suas melhores roupas, cheirosos, arrumados, reunidos para mais esta confraternização especial.

Em meio a tantos preparativos: a decoração, as músicas, os presentes, a reunião das pessoas, dispostas a se confraternizar, a comida é mais uma das delícias destes momentos especiais.

Vamos, então, saborear. Demorar um pouco mais nas garfadas, mas também nos abraços, nas conversas, nas danças (dançar ajuda muito na digestão!). Vamos fazer uma pausa entre os petiscos, a refeição e a sobremesa. Não se esqueça de conversar com todos, tenha mais calma.

Há sempre aqueles parentes que só vemos nessa época do ano. Que será que trazem de novidades. Compartilhar é o lema.

Ah, não se esqueça também que dormir logo após comer é receita certa para uma má digestão. Demore mais umas duas horas com a sua família e amigos. Divirta-se!!!


Fonte: Editoria HelpSaúde.
Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Todos nós já ouvimos falar sobre doenças sexualmente transmissíveis , sabemos que é um problema alarmante, por isso é sempre bom manter os olhos abertos e se cuidar, afinal de contas nos dias de hoje, com tanta informação e métodos para prevenção não podemos dar chance ao azar. As DST’s são variadas , citaremos algumas e falaremos um pouco de cada para deixar você leitor a par de cada uma delas. AIDS (HIV) – A Aids é a doença sexualmente transmissível mais conhecida e também a mais preocupante . Até hoje não foi descoberta a cura para este vírus, apenas medicamentos para controlá-lo. Os sintomas variam, alguns deles: forte febre, diarréia, feridas na pele; Sífilis – É uma doença que se caracteriza por lesões na pele e mucosas. 60% dos casos acontecem nos homens e a sífilis se não for tratada pode causar a morte . Gonorréia – Sintomas da gonorréia são ardência ao urinar e febre baixa. O combate vem com a higiene adequada ao local e uso de medicamentos. A gonorréia precisa s