sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dia do Podólogo - 4 de Dezembro

Esta data foi instituída através do Projeto de Lei 6042/2005, em homenagem ao Podólogo Lacy de Azevedo, fundador e 1º Presidente da Associação Brasileira de Podólogos, em 04 de dezembro de 1964.

HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ NÃO VISITA UM PODÓLOGO?

Calos, unhas encravadas, danificadas, micoses? Todas as pessoas deveria procurar um podólogo regularmente, pois ele é o profissional da saúde capacitado cientificamente para analisar, investigar, prevenir e tratar patologias dos pés, atuando também na estética.

PODOLOGIA

O termo Podologia origina-se do grego arcaico tendo por prefixo Podos = Pé, Pés e sufixo Logos = tratado, estudo, conhecimento. Formando então Podologia: nome da ciência que trata do estudo dos pés. Podologista/podiatra - termo obviamente com as mesmas origens que designa a pessoa que aplica terapia nos pés, com estudo superior ou técnico - científico adequado em Podologia, aprofundado da anatomia, fisiologia, podopatias e conhecimento biomecânico dos pés.

FIQUE ATENTO:

DIFERENÇA ENTRE PEDICURE E PODÓLOGO:
O podólogo cuida da saúde do tornozelo e pés, na anatomia e patologia. Pode atuar tanto em problemas mais simples, como o manejo de calos e unhas encravadas até em alterações posturais. É capacitado para realizar análise clínica da marcha e confeccionar palmilhas e órteses de correção postural, quando necessário.

Os instrumentos que utiliza durante a prática recebem os mesmos cuidados que são aplicados ao material hospitalar. Para exercer sua atividade, segue um termo de responsabilidade, assim como médicos e dentistas e embora não possa prescrever medicamentos, pode usá-los durante os seus procedimentos, quando entender que é necessário.

Problemas mais comuns em que o podólogo atua:

• Unhas encravadas;
• Infecções de pele e unhas dos pés calos;
• Fissuras e rachaduras (da pele dos pés);
• Bolhas e úlceras micóticas (por fungos);
• Podem tratar problemas na sola dos pés;
• Higienizar e tratar unhas danificadas;
• Orientar pacientes sobre medidas preventivas.

IMPORTANTE AUXÍLIO NO TRATAMENTO DOS DIABÉTICOS

Estima-se que haja, pelo menos, 300 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo, e no Brasil, são cerca de 11 milhões de portadores, segundo dados do Ministério da Saúde e de sociedades médicas.

O podólogo é o profissional que pode auxiliar, entre outros, o tratamento dos pés dos DIABÉTICOS, fazendo a prevenção para que não surjam feridas e reduzir a incidência de problemas graves nos pés que podem levar à amputação dos membros inferiores (pernas ou parte, como também parte os pés) devido à difícil cicatrização das feridas nos órgãos inferiores, pois o portador de DIABETES sofre um efeito debilitante nas extremidades que podem, eventualmente, desenvolver úlceras (feridas) de difícil cicatrização. Tais úlceras, se infectadas podem levar à amputação e à morte. Aproximadamente 50% das amputações não traumáticas ocorrem em diabéticos.

Portanto, a visita frequente ao Podólogo pode ser um grande aliado ao tratamento da DIABETE.

Estima-se que haja, pelo menos, 300 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo, e no Brasil, são cerca de 11 milhões de portadores, segundo dados do Ministério da Saúde e de sociedades médicas.

PARA TER PÉS BONITOS, SEM PATOLOGIAS PROCURE UM PODÓLOGO!

Fonte: Editoria HelpSaúde.
Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário