sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Disidrose

O que é?

Doença que pode ter várias causas, a disidrose (erroneamente chamada de desidrose), é caracterizada pelo surgimento de erupções na pele que costumam ser reincidentes. As lesões que ocorrem nas mãos e pés são pequenas, até 1cm de diâmetro, e apresentam liberação de líquido transparente ou levemente amarelado. Ao ressecar, formam crostas, que descascam e dão a área afetada aparência escamosa.

Como tratar? Quais as complicações?

A maioria dos casos tenha resolução espontânea. Porém, para o tratamento é necessário tratar também o fator causador da doença e evitar a proliferação de bactérias que tendem a se alojar em feridas e levam à inflamações e sérias infecções, se não tratadas.

Estresse e alterações emocionais podem desencadear a disidrose. Torna-se, então importante a avaliação por psiquiatra em casos persistentes, pois pode haver necessidade de tratamento medicamentoso e psicoterápico.

Quem tem maiores chances de apresentar a doença?

Qualquer pessoa, em especial em situações de estresse físico ou psíquico estará mais propensa a desenvolver a doença. Ela surge comumente em grávidas cujo último trimestre se dá no verão ou em pessoas que convivem em ambientes de calor úmido e estão submetidas a estresse físico ou psíquico bem como em alcoolistas, por exemplo. No entanto, não há como prever o surgimento da disidrose.


Fonte: Editoria HelpSaúde.
Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário