Pular para o conteúdo principal

Projeto de Lei: Efeitos dos corantes artificiais nos rótulos dos produtos

O HelpSaúde se preocupa em atualizar seus clientes das últimas informações na área de saúde. Trazemos as informações sobre o projeto de lei que as indústrias de alimentos, remédios e cosméticos podem ser obrigadas a imprimir no rótulo das embalagens advertência sobre efeitos colaterais de corantes artificiais presentes nos produtos.

Um projeto de lei (PL 2539/11) do deputado Penna, do PV de São Paulo, obriga o aviso do uso de corantes, principalmente o amarelo, em frase de destaque na embalagem, com o alerta de proibição de consumo por crianças e pessoas alérgicas ou sensíveis às substâncias.

Segundo Penna, estudos indicam que os corantes sintéticos podem gerar efeitos colaterais como a hiperatividade em crianças, alergias, asma, hipertensão e problemas renais.

"Nós precisamos fazer com que elas (indústrias) usem produtos comprovadamente inofensivos à saúde dos enfermos, dos bebês, e em outros alimentos como guloseimas que encantam nossas crianças e adolescentes, para que a sociedade tenha tranquilidade, saiba que está se alimentando de produtos indicados para a alimentação"

Somente em medicamentos a lei obriga a bula a trazer a frase de advertência sobre a presença do corante artificial amarelo tartrazina.

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, descartou a exigência de advertência no rótulo de alimentos, depois que os estudos não foram conclusivos sobre a relação do uso do corante amarelo tartrazina com reações adversas provocadas pelo consumo de alimentos coloridos.

A resolução da Anvisa (RDC nº 340) só obriga os fabricantes de alimentos a declarar por extenso o nome do corante amarelo na lista de ingredientes.

Para a Associação Brasileira de Alergia a citação não é suficiente.

O vice-presidente da entidade, José Carlos Perini, afirma que sempre pleiteou a adoção dos padrões internacionais para os rótulos dos produtos brasileiros e critica a prática da indústria brasileira de omitir a advertência nas embalagens, mas acaba incluindo a informação com destaque quando o mesmo produto é enviado para venda nos Estados Unidos e na Europa.

"Só os riscos de crise de asma em pacientes portadores de alergia a aspirina já justificaria esse alerta, porque uma criança que tenha asma alérgica e a asma seja mediada por aspirina, se ela consumir tartrazina ela pode fazer uma crise aguda, grave, severa, que pode inclusive levar à morte. Embora a tartrazina não mate, ela pode desencadear um processo que vá levar à morte"

Apesar da ausência de avisos, o doutor José Carlos explica que é fácil identificar a presença do corante amarelo ou tartrazina nos produtos coloridos.

"Todo produto cuja cor amarelo escuro, amarelo claro, laranja, todos esses alimentos contém tartrazina. Os exemplos mais comuns são os comprimidos amarelados que você consome de vitaminas ou mesmo de antibióticos. Alguns alimentos também para se valorizar, por exemplo, o macarrão para ficar um pouco mais amarelado se coloca tartrazina, alguns confeitos usados em bolos, para imitar a cor de ovo eles colocam tartrazina"

O projeto sobre o aviso de corantes artificiais determina que as indústrias teriam o prazo de um ano, a contar da data de publicação da nova lei, para se adequar à mudança.

O texto está em análise na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e vai passar ainda pelas Comissões de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça.


Fonte: Rádio Câmara.

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros